Parceria entre 99 e o Governo de São Paulo promove acolhimento e segurança às mulheres vítimas de violência

Uma parceria firmada entre a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) e a plataforma de mobilidade 99 marcou uma nova etapa no combate à violência contra a mulher. Agora, por meio da Cabine Lilás, policiais que atenderem as vítimas de violência poderão solicitar uma corrida gratuita pelo aplicativo da 99 para encaminhar as mulheres aos serviços de acolhimento e proteção à vítima.

Leia também:

  • Porsche x Sandero: STF nega liberdade a empresário que causou morte de motorista de app, em SP
  • Conta de Bolsonaro é recuperada depois de ser hackeada de novo para lançamento da “moeda oficial” $BRAZIL
  • Fique atento: Manutenção faz CPTM alterar horários de linhas sábado e domingo; veja as mudanças
  • Idosa de 60 anos é ameaçada pelo próprio filho com foice no RJ; suspeito foi preso

Conforme divulgado pela Agência SP, quando a vítima aciona a emergência pelo número 190 do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), ela é encaminhada automaticamente à Cabine Lilás, onde é atendida por policiais femininas especializadas no acolhimento à vítima.

Durante a conversa, caso seja necessário um atendimento especializado e a vítima aceite, a policial poderá utilizar o aplicativo da 99 para acionar uma corrida gratuita que levará a mulher diretamente até uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), ao Instituto Médico Legal (IML) ou até mesmo ao Pronto-Socorro.

Além disso, as policiais ainda poderão acompanhar a localização das mulheres em tempo real, ficando de prontidão para agir em caso de qualquer tipo de intercorrência.

Parceria tem como foco aumentar a segurança das mulheres

Em fala ao Metro World News Brasil, a 99 confirmou a parceria e revelou que trabalha “continuamente para oferecer uma opção acessível e segura de transporte, principalmente, para as mulheres”. Para isso, a empresa está envolvida em uma série de iniciativas voltadas ao público feminino, apresentando um histórico de ações que buscam não somente acolher a mulher no combate à violência, mas também capacitar os motoristas para identificar possíveis vítimas.

Por meio de uma nota, a empresa ressaltou que esta não foi a primeira parceria entre a 99 e o Governo de São Paulo. Recentemente, uma ação realizada por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher realizou a divulgação de uma série de mensagens via aplicativo sobre o protocolo “Não se Cale”.

Com a iniciativa, a 99 busca fazer com que seus motoristas parceiros “estejam cada vez mais preparados para identificar e conduzir passageiras em situação de violência aos locais de atendimento”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.