Parceria entre a Acadêmicos do Tatuapé e a Defensoria Pública promove atendimento jurídico na quadra da escola

Os ânimos para o Carnaval 2025 já estão esquentando e os ensaios das escolas de samba também já estão agitando as quadras das agremiações. Para a comunidade da Acadêmicos do Tatuapé, a preparação conta com um foco ainda maior no suporte à população. Antes dos ensaios, nos dias 8, 15 e 22 de fevereiro, a agremiação vai receber a Defensoria Pública de São Paulo em sua quadra para prestar atendimento jurídico gratuito e promover palestras à comunidade.

Leia também:

  • Porsche x Sandero: STF nega liberdade a empresário que causou morte de motorista de app, em SP
  • Conta de Bolsonaro é recuperada depois de ser hackeada de novo para lançamento da “moeda oficial” $BRAZIL
  • Fique atento: Manutenção faz CPTM alterar horários de linhas sábado e domingo; veja as mudanças
  • Idosa de 60 anos é ameaçada pelo próprio filho com foice no RJ; suspeito foi preso

Conforme divulgado em comunicado à imprensa, a ação está relacionada com o tema do samba-enredo que a escola levará para a avenida durante o desfile deste ano. O título do samba defendido pela escola é “Justiça – A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar”.

A ação, uma parceria inédita, reforça a importância da Defensoria Pública na construção e defesa de uma sociedade mais justa e igualitária, garantindo o acesso da população a um de seus direitos fundamentais.

Palestras também serão abertas ao público

Entre as ações realizadas como fruto da parceria encontram-se um mutirão de atendimento dedicado a questões de direito da família e assuntos relacionados a diversidade e igualdade. Também serão realizadas orientações jurídicas para esclarecimento de questões sobre direitos fundamentais; encaminhamento para ajuizamento de ações como divórcio, pensão alimentícia, guarda de filhos e reconhecimento de união estável; e orientações e encaminhamentos para retificação de registro civil para pessoas trans.

Nos dias 08 e 15 também serão realizadas as palestras abaixo:

“Consentimento no Carnaval: Não é Não” (08/02), em parceria com o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), porque o respeito também precisa estar na avenida.

“Intolerância Religiosa” (15/02), em parceria com o Núcleo de Promoção da Igualdade Racial e de Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais (Nupir), reforçando que a fé de cada um merece espaço e respeito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.