Minerais importantes para os humanos são descobertos no asteroide Bennu

Numa descoberta que pode ser um divisor de águas na história para a busca fora da vida na Terra, foi anunciada por uma equipe internacional de cientistas porque amostras do asteroide Bennu, coletadas pela missão OSIRIS-REx da NASA, foram encontrados restos de antigos salmoura que contém os componentes básicos para a formação da vida, conforme informou a NASA em comunicado.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

A missão OSIRIS-REx, lançada em 2016, viajou até Bennu para recolher uma amostra da sua superfície e trazê-la de volta à Terra. Em setembro de 2023, a cápsula com as amostras pousou no deserto de Utah, revelando um tesouro científico sem precedentes. Ao analisar estes fragmentos de asteroides, os investigadores descobriram uma variedade de compostos orgânicos, incluindo aminoácidos e bases azotadas, que são os blocos de construção das proteínas e dos ácidos nucleicos, respetivamente.

A presença destes compostos em Bennu sugere que as condições necessárias para o surgimento da vida podem ter sido mais comuns no início do Sistema Solar do que se pensava anteriormente. O asteroide, que se formou há cerca de 4,5 mil milhões de anos, parece ter albergado água líquida em algum momento da sua história, criando um ambiente propício à formação de moléculas orgânicas complexas.

Os cientistas acreditam que as salmouras de Bennu poderiam ter servido como um “caldo primordial” onde os blocos de construção da vida se combinavam e reagiam entre si. Esta descoberta reforça a teoria de que a vida na Terra pode ter origens extraterrestres e que asteroides como Bennu podem ter transportado os ingredientes necessários à vida para o nosso planeta.

Esta descoberta marca um marco importante na busca por vida extraterrestre. Ao revelar que os ingredientes básicos para a vida estavam presentes no início do sistema solar, os cientistas estão cada vez mais optimistas quanto à possibilidade de encontrar vida noutros planetas ou luas. A exploração de Bennu abriu uma nova janela para o passado do nosso sistema solar e trouxe-nos um passo mais perto de responder a uma das questões mais fundamentais da humanidade: estamos sozinhos no universo?

Adicionar aos favoritos o Link permanente.