8 passos para lidar com o estresse excessivo, segundo especialista

O estresse faz parte da vida, mas quando ele se torna excessivo, pode afetar a nossa saúde e bem-estar. Felizmente, existem formas de lidar com essas emoções de maneira mais equilibrada. Com base na psicologa Joanice Webb, ao Psychology Today, confira oito passos fundamentais para enfrentar o estresse e manter o controle das suas emoções:

1. Acolha o sentimento

O primeiro passo é aceitar o que você está sentindo. Muitas vezes, somos ensinados a reprimir as emoções, mas isso pode ser prejudicial. Em vez de ignorá-las, tente entendê-las com curiosidade e sem julgamento.

2. Nomeie a emoção

Dar um nome ao que você está sentindo pode ajudar a torná-lo menos assustador. Emoções fortes geralmente são uma combinação de vários sentimentos, como tristeza, decepção e frustração. Identificar esses sentimentos ajuda a compreendê-los melhor.

3. Não dê muito poder ao sentimento

Seus sentimentos não definem quem você é. Imagine que você está no controle de um carro e suas emoções são apenas passageiros. Eles podem fornecer informações valiosas, mas não precisam assumir o volante.

4. Permita-se chorar

Chorar é uma maneira natural do corpo processar e liberar emoções. Se sentir vontade, não se contenha. No entanto, não se pressione a chorar se isso não acontecer naturalmente. Cada pessoa processa as emoções de um jeito.

5. Dê espaço para o sentimento

Quanto mais você permite que uma emoção seja sentida, menos ela se torna opressora. Tente visualizar suas emoções como areia movediça: lutar contra elas pode fazer você afundar mais. Em vez disso, aceite-as e deixe-as se dissiparem naturalmente.

Leia mais:

  • Você se casaria consigo mesmo? 3 razões problemáticas de uma resposta negativa
  • Está permitido: 6 tipos de procrastinação que não são preguiça, segundo especialista
  • 3 formas de aprender a amar a si mesmo, incluindo as imperfeições

6. Visualize a emoção como uma onda

Assim como as ondas do mar, as emoções vêm e vão. Nenhuma onda dura para sempre, e o mesmo acontece com os sentimentos. Aprenda a acompanhá-los até que se dissipem naturalmente.

7. Use a respiração a seu favor

A respiração pode ser uma ferramenta poderosa para lidar com emoções intensas. Feche os olhos, respire fundo e imagine que está inspirando calma e clareza. Ao expirar, visualize a emoção se dissipando do seu corpo.

8. Reencontre o sentimento futuro

Emoções fortes podem precisar ser revisitadas e processadas mais de uma vez antes de serem resolvidas. Com o tempo, você perceberá que fica mais fácil lidar com elas. Trate seus sentimentos como amigos, recebendo-os com gentileza e compaixão.

Vale lembrar

Lidar com emoções intensas é um processo. O caminho para a cura passa pelo reconhecimento, aceitação e processamento dessas emoções. Quanto mais você pratica, mais forte se torna emocionalmente. Seja paciente consigo mesmo e lembre-se: você não está sozinho nessa jornada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.