Lula determina a redução de alimentos ultraprocessados na merenda escolar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a 6ª edição do Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (4) a redução de alimentos processados e ultraprocessados na merenda das escolas públicas.

O anúncio ocorreu durante a 6ª edição do Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A partir deste ano, será permitido no máximo 15% de alimentos processados e ultraprocessados no cardápio das escolas — antes, o percentual era de 20%. Em 2026, o limite desses itens na merenda será reduzido para até 10%.

A medida tem como objetivo oferecer uma alimentação mais saudável aos estudantes, priorizando alimentos nutritivos, produção local e maior diversidade de cultura alimentar das regiões do país.

“Uma criança que sai de casa sem tomar café, que não jantou uma janta de qualidade com as calorias e a proteínas necessárias à noite, o que ela vai aprender na escola? Quem nunca passou fome não sabe a capacidade de não aprender nada com fome. É duro. Paulo Freire dizia, quando a gente come, a gente fica inteligente”, afirmou Lula.

O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o programa vai priorizar a compra de alimentos da agricultura familiar, com recorte para mulheres agricultoras. A lei já determina que 30% dos alimentos comprados devem ser provenientes da agricultura familiar.

“Nós sabemos os impactos desses alimentos [ultraprocessados] na alimentação dessas crianças, o problema da obesidade. Portanto, o PNAE vai garantir qualidade nessa alimentação”, destacou Santana.

“O PNAE já um grande indutor e essa nova diretriz potencializa ainda mais esse impacto, garantindo que mulheres agricultoras tenham papel central na alimentação de nossas escolas”, acrescentou.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣 Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
Adicionar aos favoritos o Link permanente.