Felipe Neto rebate fake news bolsonarista que o acusa de ganhar dinheiro da USAID

Felipe Neto, influenciador e youtuber alvo de mentiras bolsonaristas. Foto: reprodução

O influenciador digital Felipe Neto utilizou suas redes sociais na última quarta-feira (5) para rebater uma nova onda de fake news que o liga ao fechamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). A teoria, impulsionada por grupos de bolsonaristas, afirmava que o Instituto Felipe Neto (IFN) teria recebido dinheiro da USAID para atacar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que foi classificado pelo youtuber como “mentira do início ao fim”.

Felipe esclareceu que seu instituto, uma organização sem fins lucrativos voltada para saúde mental de crianças e adolescentes, trabalha com parceiros privados e públicos, incluindo empresas como Google e TikTok, além da Prefeitura do Rio de Janeiro.

“O Instituto Felipe Neto não gera dinheiro para mim, muito pelo contrário. Eu já coloquei milhões de reais para garantir sua existência”, afirmou. O comunicador também destacou que as contas do instituto são auditadas e sempre abertas para qualquer checagem de órgãos públicos.

A polêmica surgiu após extremistas descobrirem que, em 2024, a Embaixada dos EUA financiou um projeto do IFN em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável.

“Foi uma jornada formativa sobre criação de conteúdo para mídias sociais, ministrada por jornalistas, acadêmicos e influenciadores para jovens de oito municípios do Amazonas”, explicou Neto.

O aporte, segundo ele, foi de US$ 24.965 e concedido por meio de um edital aberto pela embaixada: “Agora, a mentira virou que ‘Felipe Neto recebeu milhões de dólares da USaid, que Trump acabou de fechar’’ É tudo invenção”.

O youtuber ainda ressaltou que, mesmo que houvesse um financiamento da USaid, isso não configuraria ilegalidade, mas que esse cenário sequer ocorreu.

“A USaid poderia ter trabalhado diretamente com o instituto sem problema algum, mas isso nunca aconteceu”, concluiu. Além de desmentir as informações falsas, Neto afirmou que tomará medidas judiciais contra aqueles que disseminam as mentiras sobre ele. Veja o post de Felipe Neto:

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.