Instituto pede reforma urgente na Praça dos Três Poderes

Estrutura degradada na Praça dos 3 Poderes. Fotos: Iphan

Um recente relatório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) chamou a atenção para a necessidade urgente de reforma na icônica Praça dos Três Poderes, localizada em Brasília. O documento destacou uma série de problemas, incluindo infiltrações, mofo e até a presença de escorpiões no local.

De acordo com o relatório, técnicos do Iphan realizaram duas vistorias na praça, em janeiro e fevereiro deste ano, concluindo o levantamento em março. A degradação do local foi agravada pelos atos golpistas dos bolsonaristas em janeiro de 2023, quando pedras portuguesas foram arremessadas e pichações foram feitas por manifestantes.

Segundo o Metrópoles, entre os pontos mais críticos identificados estão a precariedade da iluminação e drenagem, a falta de acessibilidade e o estado de conservação das esculturas e edificações. O Espaço Lúcio Costa, que abriga uma maquete gigante do Plano Piloto, foi destacado como uma área especialmente degradada, com relatos de presença de baratas e escorpiões.

Praça dos Três Poderes. Foto: reprodução

A famosa escultura “Os Guerreiros/Candangos”, de Bruno Giorgi, também foi mencionada no relatório, com fissuras profundas que representam um risco para a integridade da obra.

O relatório aponta que há precariedade na iluminação e drenagem da praça. Além disso, “diversos trechos sem pedras, pedras soltas, mato e grama”. Também é preciso reformar “os bens imóveis e integrados situados na Praça dos Três Poderes que possuem valor cultural inestimável. […] É urgente considerar a revitalização da praça”, afirmou o documento do Iphan.

Outro ponto levantado pelo instituto é a presença de ferrugens e queimaduras em placas, corrimãos e outros assessórios de infraestrutura.

O governo Lula anunciou recentemente que destinará R$ 993 mil para a reforma da praça, em parceria com o governo do Distrito Federal. O projeto incluirá não apenas o restauro das estruturas danificadas, mas também a implementação de medidas para melhorar a acessibilidade e garantir a conservação a longo prazo.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.