Foragido e dono de rifle: quem é o símbolo da campanha de anistia pelo 8/1

Vanessa Ferreira, esposa do bolsonarista Ezequiel Ferreira, condenado pelo 8/1 foragido. Foto: Reprodução

Ezequiel Ferreira Luis, bolsonarista condenado pelo ataque golpista de 8 de janeiro de 2023, foi escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados como “símbolo” da campanha por anistia. Ele, que recebeu uma pena de 14 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), está foragido.

O bolsonarista faz parte da campanha de parlamentares de tentar humanizar os presos pelo ataque. Sua esposa, Vanessa Ferreira, chegou a ser usada em uma coletiva de imprensa para tentar sensibilizar autoridades.

Ezequiel é um caminhoneiro, pai de seis filhos e morador de Ji-Paraná (RO). Ele estava em liberdade provisória após a condenação e é considerado foragido após romper sua tornozeleira eletrônica. O bolsonarista tem um rifle e uma pistola registrados em seu nomes.

O golpista foi detido em 8 de janeiro de 2023 dentro do Palácio do planalto e nove dias depois teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. Meses depois, em agosto do mesmo ano, recebeu certificado de liberdade provisório, mas em maio de 2024 foi alvo de uma ordem de prisão após descumprir medidas cautelares e foi incluído na lista de foragidos no mesmo mês.

Ataque golpista de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ele foi considerado culpado por tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio público. Segundo a denúncia do Ministério Público (MP), Ezequiel participou da invasão do Palácio do Planalto “empregando violência e com objetivo declarado de implantar um governo militar”.

Adrielle Lima, advogada de Ezequiel, alegou que ele é inocente e que “não há suporte probatório ou indiciário mínimo que respalde a peça acusatória oferecida”. A defensora também diz que ele não estava nas caravanas financiadas por bolsonaristas, mas foi a Brasília devolver o carro que uma pessoa teria alugado em Ji-Paraná.

Segundo o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça, Ezequiel possui uma pistola PT 380 e um rifle semiautomático registrados em seu nomes.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.