VÍDEO – “Se eu estiver legal, posso ser candidato”, diz Lula sobre 2026

O presidente Lula (PT) durante entrevista à Rádio Clube do Pará nesta sexta-feira (14). Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) afirmou nesta sexta-feira (14) que pode disputar a reeleição em 2026, mas considera que ainda é cedo para tomar essa decisão. Em entrevista à Rádio Clube do Pará, ele destacou que precisará conversar com os partidos e avaliar sua saúde antes de definir se será candidato.

“É muito cedo para falar em eleição de 2026. Se eu vou ser candidato ou não, há uma discussão com muitos partidos políticos, com a sociedade brasileira. Eu tenho 79 anos, tenho que ter consciência comigo mesmo, não posso mentir para ninguém, muito menos para mim”, declarou o petista.

“Se eu estiver com 100% de saúde, com a energia que eu tenho hoje, inclusive de cabeça limpa… Então é esse país que a gente vai discutir em 2026. Se eu estiver bem e achar que posso ser candidato, eu posso ser candidato, mas não é a minha prioridade agora.”

Lula também comentou a eleição dos novos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), destacando que ambos devem contribuir para a aprovação das pautas prioritárias do governo em 2025.

“Sou agradecido ao Congresso, ao Rodrigo Pacheco e ao Arthur Lira. E os dois novos presidentes, Motta e Alcolumbre, vão me ajudar muito a colocar as necessidades do povo brasileiro em votação”, afirmou o chefe do Executivo.

No início da entrevista, Lula reforçou a expectativa de crescimento da economia brasileira no próximo ano. “Nós vamos crescer 3,7% em 2024 (previsão do FMI). E vai crescer mais, porque as pessoas costumam analisar a macroeconomia, o pessoal do Copom, dos bancos. O que vale para mim na economia é a quantidade de dinheiro que está no bolso do povo pobre, e esse dinheiro está crescendo. Nós vamos surpreender em 2025 e continuar crescendo”, disse.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣 Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
Adicionar aos favoritos o Link permanente.