Eduardo Bolsonaro tinha “tropa civil” de CACs para ajudar no golpe, disse Cid em delação

Eduardo Bolsonaro tinha “tropa civil” de CACs para ajudar na trama golpista de seu pai. Foto: Reprodução

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), revelou, em delação premiada, que o grupo mais radical ouvido pelo ex-presidente defendia o uso dos Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) como uma “tropa civil” em caso de um golpe de Estado.

A informação foi apresentada por Cid em um de seus depoimentos à Polícia Federal. Na última quarta-feira (19), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o sigilo da delação, tornando públicos os detalhes do relato do militar.

Segundo Cid, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) “tinha mais contato” com os CACs e, por isso, caberia a ele convocá-los. O ex-ajudante afirmou que os integrantes desse grupo radicalizado “entendiam que os CACs apoiariam o ex-presidente em uma tomada de decisão, como uma tropa civil em caso de um golpe”.

Os radicais eram favoráveis à criação de um braço armado e pressionavam Bolsonaro para assinar um decreto instaurando estado de sítio no país. De acordo com Cid, eles acreditavam que “quando o presidente desse a ordem, ele teria apoio do povo e dos CACs”.

O grupo de radicais citado pelo militar incluía Onyx Lorenzoni, Jorge Seiff, Gilson Machado, Magno Malta, Eduardo Bolsonaro, general Mario Fernandes e Michelle Bolsonaro, que, segundo Cid, “instigavam o ex-presidente a dar um golpe de Estado”.

Eduardo Bolsonaro convocou CACs durante a eleição

Em 5 de setembro de 2022, durante a campanha eleitoral, Eduardo Bolsonaro usou as redes sociais para convocar donos e frequentadores de clubes de tiro, além de todos que possuíam armas de fogo, para atuarem como “voluntários do Bolsonaro” na campanha pela reeleição de seu pai.

“Você comprou arma legal? Tem clube de tiro ou frequenta algum? Então você tem que se transformar num voluntário de Bolsonaro. Peça ao seu candidato a deputado federal adesivos e santinhos do Presidente, distribua. Em SP eu te envio. Acesse e peça”, escreveu Eduardo no Twitter, atual X.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.