Pentágono e FBI mandam funcionários ignorarem ordens de Musk nos EUA

O homem mais rico do mundo e dono da Tesla, Elon Musk. Imagem: reprodução

O Pentágono e outras agências federais dos EUA, incluindo órgãos comandados por aliados de Donald Trump, recusaram um pedido de Elon Musk para que funcionários detalhassem suas atividades semanais sob risco de demissão.

A exigência, parte da campanha de Musk para cortar gastos no governo, gerou resistência e confusão em diversas agências. No sábado (22), servidores receberam um e-mail do Escritório de Gestão de Pessoal (OPM) pedindo que relatassem suas tarefas até segunda-feira. No entanto, o Departamento de Defesa instruiu seu pessoal a ignorar o pedido, afirmando que revisões de desempenho seguem seus próprios protocolos.

“O Departamento de Defesa é responsável por revisar o desempenho de seu pessoal e realizará qualquer revisão de acordo com seus próprios procedimentos”, afirmou essa entidade em uma publicação no X.

Órgãos como FBI, Departamento de Estado e escritório nacional de inteligência também orientaram seus funcionários a não responder. O maior sindicato de servidores públicos dos EUA, a AFGE, prometeu contestar qualquer demissão ilegal.

Musk, maior doador de Trump, lidera o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), criado para reduzir gastos federais. No entanto, a entidade tem enfrentado forte oposição e desafios legais.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.