Festejos e homenagem à imigração italiana marcam 33 anos de Monte Belo do Sul

Foto: Reprodução

O município de Monte Belo do Sul se prepara para viver um março inesquecível, repleto de eventos comemorativos que marcam seus 33 anos de emancipação e celebram os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. “É uma forma de homenagearmos o legado dos colonizadores, sobre o qual está alicerçada a identidade de Monte Belo do Sul, da economia à gastronomia, passando pela arquitetura e cultura“, destaca o Secretário de Turismo e Cultura, Alvaro Manzoni.

Emancipado de Bento Gonçalves no dia 20 de março de 1992, Monte Belo do Sul tem sua origem ligada à chegada dos imigrantes italianos em 1877, vindos de Udine, Mantova, Cremona, Veneza, Vicenza, Treviso, Bérgamo, Modena e Belluno. O município se destaca por sua produção vitivinícola, sendo a maior produtora de uvas finas per capita da América Latina.

Programação Festiva

As celebrações iniciam no dia 08 de março (sábado) com um Encontro de Cantorias Italianas na Igreja Matriz, seguido de jantar baile do Ragazzi dei Monti na Sociedade 24 de Maio. No domingo (09 de março), acontece um dos momentos mais aguardados, com o tombo da polenta gigante, desfile cênico e pisa de uvas coletivas, tudo isso regado à enogastronomia típica e atrações culturais.

Praça José Ferlin será o palco central das atividades de aniversário do município – Fotos: Vagão Filmes

 

O evento integrará, em um único dia, as tradições do Polentaço, da Festa de Abertura da Vindima e do Vieni Vivere la Vita Festival, celebrando também os 150 anos da imigração italiana. A festa ocorrerá na Praça Padre José Ferlin, das 10h30 às 19h, com entrada gratuita e uma programação repleta de shows de música e dança.

O evento será realizado ao lado da Igreja Matriz São Francisco de Assis, um dos cartões-postais de Monte Belo do Sul. O espaço contará com restaurantes, vinícolas e agroindústrias, permitindo que os visitantes conheçam de perto a autêntica cultura italiana presente no município.

Os visitantes poderão participar da pisa coletiva de uvas, considerada a maior do mundo, onde os frutos são pisados para extrair o sumo, revivendo os primórdios da vinificação na região. Além disso, poderão acompanhar o preparo da polenta gigante, feita em um tacho de 800 quilos. O grande momento será o tombo da polenta, seguido de sua distribuição gratuita ao público.

O desfile cênico também promete emocionar o público, trazendo carros alegóricos que representam os costumes e tradições dos imigrantes italianos. Além disso, grupos de dança italiana, alemã, polonesa e gaúcha terão espaço para mostrar sua arte e valorizar a identidade cultural do município.

Programação no Interior

A festa não se limitará à sede do município. No dia 15 de março, Monte Belo do Sul recebe o Carranca Custom Fest, um encontro de motos custom com shows de rock e country, tendo como atração principal a banda Garotos da Rua.

No dia 16 de março, acontece o almoço comunitário na Comunidade São José. Já no dia 22 de março, a Comunidade Santo Antônio recebe o Jantar do Espumante, com show de Andri & Hector e Banda. Encerrando as festividades, nos dias 28 e 29 de março, a Comunidade Santo Isidoro sedia o Giardino Vêneto, evento que une enogastronomia e show internacional da banda Star Beatles.

Confira a programação de aniversário

Dia 8 (sábado)

Encontro de Cantorias Italianas – Igreja Matriz São Francisco de Assis a partir de 17h (Entrada Franca)

Jantar de baile com Ragazzi Dei Monti – Sociedade 24 de Maio

Dia 9 (domingo)

Celebração dos 150 Anos da Imigração Italiana no Estado do RS e 33 anos de Emancipação de Monte Belo do Sul – Praça Padre José Ferlin de 10h30min às 19h – (Entrada Franca)

• Tombo da Polenta Gigante de 800kg

• Pisa Coletiva de Uvas

• Desfile Cênico Cultural

• Área Enogastronômica

• Shows de Música e Dança

Dia 15 (sábado)

Carranca Custom Fest – Encontro de Motos Custon – Portal de Entrada da Cidade – 10h30 às 19h, (entrada franca), com espaço gastronômico + Shows de rock e country – destaque GAROTOS DA RUA

Dia 16 (domingo)

Festa em honra a São José – Comunidade São José a partir de 10h, com missa e almoço tradicional da culinária local

Dia 22 (sábado)

Jantar do Espumante – Comunidade Santo Antônio (Oitenta da Leopoldina) – a partir de 19h30min, com jantar e show/baile com Andri & Hector e banda

Dias 28 e 29 (sexta-feira e sábado)

2º Giardino Vêneto – Comunidade Santo Isidoro – Sexta de 18h às 00h e sábado de 11h às 24h (Entrada Franca), com enogastronomia local e shows, com destaque para Star Beatles

Adicionar aos favoritos o Link permanente.