Contagem regressiva para o Oscar 2025

Neste ano, o Carnaval no Brasil ganhou um concorrente e tanto na disputa pela mobilização de público. É que, no domingo, dia 2 de março, em Los Angeles, ocorre a entrega do mais concorrido prêmio da empresa cinematográfica. Sim, o Oscar, em sua 97ª edição. E, nem precisa falar, o Brasil estará em peso com os olhos grudados na tela. Isso para ver se “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, vai se sagrar vencedor em alguma das três indicações a que concorre. O anúncio dos concorrentes, você se lembra, foi feito no dia 23 de janeiro. Além da disputa como Melhor Filme Estrangeiro, “Ainda Estou Aqui” está na categoria Melhor Filme, bem como na de Melhor Atriz, com… ela, Fernanda Torres. A atriz interpreta Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, morto pela ditadura militar.

O filme adapta o livro homônimo, lançado em 2015 por Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice e Rubens Paiva, com o selo Alfaguara. O roteiro foi adaptado por Murilo Hauser e Heitor Lorega. Para quem quiser acompanhar a cerimônia, há pelo menos três possibilidades. Na TV aberta, a Rede Globo exibirá a premiação, exceto no Rio de Janeiro, onde haverá a transmissão dos desfiles das escolas de samba. Para os cariocas, a opção será acompanhar pelo G1 e pelo Gshow. No caso da TV por assinatura, o o canal TNT fará a transmissão. No streaming, a Max vai transmitir a premiação para seus assinantes.

Na Globo

O site da Rede Globo lembra que a transmissão será comandada pela jornalista e apresentadora Maria Beltrão, a partir das 21h55. Como já assinalado no início da matéria, para todo o Brasil, à exceção do Rio de Janeiro. “Quem estiver no Rio vai acompanhar os desfiles das escolas de samba na íntegra. Neste caso, com flashes dos momentos mais importantes do Oscar direto de Los Angeles. O sinal da TV Globo com a transmissão do Oscar ao vivo estará disponível no Gshow ou no G1”.

“Ainda Estou Aqui”: torcida na grande noite da indústria do cinema (Globoplay/Divulgação)

O restante do Brasil passará a acompanhar ao vivo os desfiles do Rio logo após o término da cerimônia do Oscar. “Assim, as escolas que já tiverem passado pela Sapucaí terão seus desfiles recuperados e exibidos na íntegra, para todo o Brasil, ao final da transmissão ao vivo. O público que estiver fora do Rio e preferir assistir aos desfiles desde o início terá a transmissão completa no sinal ao vivo da TV Globo no Globoplay”.

Max/TNT

O streaming Max e o canal de TV paga TNT escalaram Ana Furtado, Lázaro Ramos, Fabiula Nascimento, Aline Diniz e Carol Ribeiro. A transmissão terá início às 19h30. No caso, Ana Furtado estará em Los Angeles, no comando. Carol Ribeiro, idem, mas, como de praxe, fará o tapete vermelho. Os demais estarão em estúdio.

À frente, Ana Furtado e Lázaro Ramos; atrás, da esq. para a direita, Fabiula Nascimento, Carol Ribeiro e Aline Diniz (Max/Divulgação)

Concorrentes

Na categoria Melhor Filme Estrangeiro, “Ainda Estou Aqui” concorre com “A Garota da Agulha” (Dinamarca), “Emilia Pérez” (França), “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha) e “Flow” (Letônia). Na categoria de Melhor Atriz, Fernanda Torres concorre com Cynthia Erivo, Demi Moore, Karla Sofía Gascón e Mikey Madison. Já na categoria de melhor filme, concorrem “Anora”, “O Brutalista”, “Um Completo Desconhecido”, “Conclave”, “Duna: Parte 2”, “Emilia Pérez”, “Nickel Boys”, “A Substância” e “Wicked”.

Esta é a quinta vez que o Brasil emplaca uma produção na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A primeira foi em 1963, com “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte. Mais de três décadas depois, o país voltou ao páreo com “O Quatrilho” (1996), de Fábio Barreto (1957 – 2019). Passados dois anos, “O Que é Isso, Companheiro?” (1998), de Bruno Barreto, foi um dos nomeados. No seguinte foi a vez de “Central do Brasil”, de Walter Salles, protagonizado por Fernanda Montenegro.

No palco

Este ano, o Oscar terá a apresentação do humorista e apresentador americano Conan O’Brien. Entre as presenças já confirmadas para o palco, estão Amy Poehler, Ana de Armas, Ben Stiller, Bowen Yang, Connie Nielsen, Elle Fanning, Goldie Hawn, Halle Berry, Joe Alwyn, John Lithgow, June Squibb, Lily-Rose Depp, Oprah Winfrey, Pénelope Cruz, Scarlett Johansson, Selena Gomez, Sterling K. Brown, Whoopi Goldberg e Willem Dafoe.

Os vencedores do ano passado nas categorias Melhor Atriz, Melhor Ator, Atriz Coadjuvante e Ator Coadjuvante – respectivamente, Emma Stone, Cillian Murphy, Da’Vine Joy Randolph e Robert Downey Jr. – também estarão presentes para passar o bastão.

The post Contagem regressiva para o Oscar 2025 appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.