Governo do Rio negocia com EUA para reconhecer CV como organização criminosa internacional

Comando Vermelho: Secretaria de Segurança Pública do Rio negocia com o governo dos EUA o reconhecimento da facção como uma organização criminosa transnacional. Foto: Reprodução

O governo do Rio de Janeiro solicitou aos Estados Unidos que o Comando Vermelho seja classificado como uma organização criminosa transnacional, termo utilizado quando um grupo atua além das fronteiras nacionais. O pedido foi formalizado pela Secretaria de Segurança Pública do RJ em reunião com membros da Segurança Diplomática dos EUA.

“Com isso, o governo do Rio passaria a contar com uma cooperação internacional para combater, de forma mais eficaz, a lavagem de dinheiro e o tráfico de armas no Brasil”, afirmou a Secretaria de Segurança Pública em nota obtida pela CNN Brasil.

O secretário de Segurança Pública do Rio, Victor Santos, destacou a preocupação com as rotas de cocaína que o Comando Vermelho tenta controlar no norte do país, além da entrada de armas no Rio de Janeiro.

“A preocupação são as rotas de cocaína, que o CV vem tentando dominar no norte do país. Já o nosso interesse são as armas que entram no RJ, já que a maioria é americana”, declarou.

Com PCC focado em tráfico internacional, CV amplia poder sobre estados | Metrópoles
O pedido foi formalizado pela Secretaria de Segurança Pública do RJ em reunião com membros da Segurança Diplomática dos EUA. Foto: Reprodução

Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam que, em 2024, foram apreendidos 740 fuzis no estado, uma média de dois por dia. Somente em 2025, a Polícia Militar já recolheu 116 fuzis.

O relatório de inteligência do órgão revela que a maior parte dessas armas veio dos EUA e estava em posse de integrantes do Comando Vermelho, o que reforça a necessidade de uma ação conjunta entre Brasil e Estados Unidos para combater o grupo.

“A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro tem se dedicado de forma estratégica ao combate ao crime organizado, com a principal missão de asfixiar o sistema financeiro das facções criminosas atuantes no estado”, ressaltou a pasta.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.