Eli Lilly reduz preço de medicamento contra obesidade para combater versões genéricas

Zepbound, da Eli Lilly

(Bloomberg) – A Eli Lilly & Co. está intensificando a luta contra versões mais baratas e imitações do Zepbound, reduzindo os preços de uma versão de seu medicamento de sucesso para obesidade.

A empresa está reduzindo o custo de seus frascos de Zepbound de 2,5 miligramas e 5 miligramas para US$ 349 e US$ 499 por mês, respectivamente, de acordo com um comunicado. Isso é cerca de US$ 50 a menos que os preços atuais.

Pacientes que não têm cobertura de seguro para medicamentos para perda de peso, incluindo aqueles no Medicare, estão recorrendo aos frascos porque eles custam cerca de metade do preço de tabela da versão padrão para caneta injetora. Essas opções mais baratas têm uma desvantagem, no entanto, com os usuários precisando encher uma seringa e administrar o medicamento eles mesmos.

A Lilly começou a oferecer frascos Zepbound no ano passado em meio à escassez generalizada de medicamentos para perda de peso, incluindo os fabricados pela rival Novo Nordisk A/S. A falta de acesso levou os consumidores a versões mais baratas e compostas vendidas por empresas de telessaúde como a Hims & Hers Health Inc., que oferecem os medicamentos por meio de um modelo de assinatura mensal.

“Estamos realmente animados em anunciar algo baseado na contribuição do consumidor ou do paciente”, disse Patrik Jonsson, presidente de saúde cardiometabólica da Lilly, em uma entrevista. “Podemos fazer mais, mas este é um passo muito importante, apenas fornecendo um ponto de entrada mais barato.”

Na terça-feira, a Lilly também disponibilizou frascos de dosagem mais alta do medicamento, de até 10 miligramas, por US$ 499 por mês, desde que os pacientes recarreguem a receita em até 45 dias. Os pacientes geralmente começam com dosagens mais baixas do medicamento antes de aumentar. Adicionar doses maiores tem o potencial de incentivar mais uso.

Imitações

Centenas de milhares de americanos recorreram a versões compostas de medicamentos para perda de peso, que normalmente são mais baratos, mas não passam pelo mesmo processo rigoroso de aprovação de medicamentos de marca ou genéricos.

Usando ações judiciais e advertências públicas, a Lilly e a Novo fizeram campanha para desencorajar o uso das versões compostas. Ambas as empresas pediram à Food and Drug Administration dos EUA (FDA) para proibi-las e disseram que há riscos de segurança com o uso das versões imitadoras.

“Ao reduzir o preço, esperamos estar abrindo a oportunidade para que mais pacientes realmente tenham acesso a medicamentos aprovados pela FDA”, disse Jonsson.

O Zepbound da Lilly e o medicamento para diabetes Mounjaro foram retirados da lista de escassez da FDA no ano passado, mas o litígio em andamento permitiu que as empresas continuassem vendendo cópias por enquanto. O regulador também disse recentemente que uma escassez de anos do Ozempic e do Wegovy da Novo terminou.

Agora que a escassez dos medicamentos da Lilly e da Novo acabou, Jonsson disse que não vê “nenhuma razão para versões falsificadas” de injeções para perda de peso no futuro.

Pacientes com receita médica podem obter os frascos por meio da plataforma direta ao consumidor da Lilly, LillyDirect, ou por meio de parceiros de telessaúde como a Ro. Cerca de 10% dos novos pacientes da Zepbound estão utilizando os frascos de autopagamento. São principalmente pessoas que não têm seguro ou cujos planos não cobrem medicamentos para obesidade, de acordo com Jonsson.

Jonsson disse que a Lilly está aberta a parcerias adicionais com empresas que “querem garantir que os pacientes tenham acesso a medicamentos aprovados pela FDA nas condições certas”.

© 2025 Bloomberg L.P.

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