Orisamba comemora 10 anos de história

Neste carnaval de 2025, o bloco OriSamba faz dez anos. A festa terá dois desfiles no bairro Lagoinha, onde fica a sede do bloco, que emergiu na Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente. Primeiramente, um cortejo na sexta-feira, dia 28 de fevereiro. E, depois, no domingo, dia 02 de março. O da sexta é o cortejo “Regente da Folia”. O espetáculo tem três atos: conceituação, exercício do conflito e a catarse. “Vamos apresentar o realce de todo o trabalho nesses 10 anos, que consiste na luta pelo empoderamento das pessoas negras, periféricas e de comunidades tradicionais”, diz Gabriel de Moura, um dos fundadores.

“E isso aproveitando a cênica que a afro periferia nos proporciona, a luz da lua, inserções cênicas com pirofagia e acrobacia circense”, prossegue ele. “O desfile do Orisamba vai atender ao conceito de Fractal Ancestral, ou seja, tudo que fizemos durante 10 anos é o resultado das ações que a gente pratica hoje, do que herdamos e o que fazemos hoje para garantir a nossa liberdade. Uma estratégia de conseguirmos caminhar para frente, sem esquecer de olhar para trás”, arremata.

Repertório

O primeiro cortejo vai apresentar um repertório composto por músicas de pessoas negras. Assim, terá referências como Gilberto Gil, Sérgio Pererê, Olodum, Ilê Aiyê, entre outros. O OriSamba também visa valorizar e difundir esse estilo nascido nas periferias. Ou seja, percorre ritmos como o samba reggae, samba duro, samba enredo, entre outros. O bloco faz a concentração a partir das 19h, em frente à Casa Pai Jacob do Oriente, na Rua Fagundes Varella, 99, Lagoinha.

Acordei Cedo Só Pra Ver Você Tocar

Já no domingo, dia 02 de março, o bloco apresenta o desfile “Acordei Cedo Só Pra Ver Você Tocar”. Ele propõe “um futuro unificado, sintetizado, espacial e grande, um futuro a se replicar”, como conta Gabriel. “Durante o dia, vamos fazer um cortejo com um teor muito feliz e alegre, muitas cores, com nosso abadá colorido. Vamos aproveitar as cores, a luz do sol e as inserções com o público, transformando-o em parte do OriSamba, porque essa é a ideia. Vai ser uma extensão da catarse que pretendemos criar na sexta”, explica o músico. O cortejo sai às 11h da Rua Itapecerica, 454, também na Lagoinha.

História

OriSamba nasceu dentro de um terreiro de umbanda, na Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, na Lagoinha, com o desejo Pai Ricardo e Gabriel Moura. O grupo busca preservar os toques, ritmos, cantigas e composições que remetem a essa forma de viver, enxergar e praticar os costumes dessas tradições. Isso, a partir das vivências que contam e remontam as diferentes formas de conduzir os processos de transmissão dos saberes e costumes na atualidade.

“O nome surgiu a partir de conceitos subjetivos usados dentro das casas e terreiros de axé: ‘Ori’ e ‘Samba’. Ori faz parte de nosso viver e conviver entre corpo e espírito, sendo nossa “cabeça”, “orientação” com respeito ao tempo, natureza e o próximo, conforme os costumes tradicionais afro-brasileiros. E “Samba” deriva de ‘Semba’, ligado ao ato de gerar, o cordão umbilical, matriz e essência da vida: a mulher, parte essencial que nos liga uns aos outros fazendo sempre nos lembrar de nossos ancestrais. Com isso o nome OriSamba, leva para as ruas a beleza das cores, a alegria das toadas dos tambores, e o recontar da história e cultura afro-brasileira em Belo Horizonte”, conta Pai Ricardo.

Serviço

Cortejos OriSamba: 10 anos de Carnaval

Cortejo Regente da Folia
Quando. Sexta,
28 de fevereiro de 2025. Concentração às 19h
Onde. em frente à Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, na Rua Fagundes Varella, 99, Lagoinha

Cortejo Acordei Cedo Só Pra Ver Você Tocar

Quando. Domingo, 2 de março. Concentração às 11h
Onde. Rua Itapecerica, 454, também na Lagoinha

The post Orisamba comemora 10 anos de história appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.