Governo estuda permitir estouro pontual do limite de faturamento do MEI

Márcio França

O ministro do Empreendedorismo, Márcio França, disse na quarta-feira (26) que o governo avalia a criação de uma alíquota adicional para microempreendedores individuais (MEIs) que ultrapassarem o limite anual de faturamento sem que precisem ser desenquadrados da categoria.

Em entrevista à CNN, o ministro disse que a proposta visa corrigir distorções e tornar o enquadramento dos MEIs mais justo, evitando que aqueles que ultrapassem o limite de faturamento de forma pontual sejam automaticamente excluídos do regime.

A ideia é permitir que esses empreendedores paguem uma alíquota adicional proporcional ao excedente, em vez de serem obrigados a migrar para outro regime tributário, como o Simples Nacional ou o regime de lucro presumido, o que poderia gerar um aumento significativo na carga tributária.

Ele destacou ainda que a Receita Federal já realiza um pente-fino constante para identificar e excluir da categoria aqueles que ultrapassam o faturamento permitido de forma recorrente.

O ministro ainda defendeu que o MEI e o Simples Nacional precisam passar por atualizações, já que os limites de faturamento estão congelados há anos.

The post Governo estuda permitir estouro pontual do limite de faturamento do MEI appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.