Lula lança edital para construir Túnel Santos-Guarujá, esperado há quase 100 anos, nesta quinta

O presidente Lula (PT) lança edital para as obras do túnel Santos-Guarujá nesta quinta-feira (27). Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) estará na manhã desta quinta-feira (27) em Santos (SP) para o lançamento do edital do Túnel Santos-Guarujá, uma obra aguardada há mais de um século e que tem investimento estimado em R$ 6 bilhões.

O projeto prevê a construção de um túnel submerso de 870 metros, que atravessará o canal do Porto de Santos, oferecendo uma alternativa mais rápida entre os municípios para moradores e turistas. Com um tempo de deslocamento estimado em um minuto e meio, a expectativa é que cerca de 150 mil pessoas utilizem o túnel diariamente.

O trajeto conectará o cais do Outeirinhos, no bairro Macuco, em Santos, ao distrito Vicente de Carvalho, em Guarujá. Além de veículos, o túnel contará com uma área destinada a ciclistas e pedestres. A estrutura terá seis vias de pista, sendo três faixas por sentido, com uma delas adaptável ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Atualmente, quem faz esse percurso pode optar pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni, que tem 40 km e exige aproximadamente 50 minutos de viagem, ou pela travessia de balsa, que pode levar de 20 minutos a 2 horas, dependendo do fluxo de veículos, da movimentação portuária e das condições climáticas.

O que Lula disse?

Em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Globo, Lula explicou o acordo com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que permitiu ao Estado assumir o edital. Segundo ele, “a obrigação de um Presidente da República não é entrar em queda de braço com governadores, mas sim criar as condições para um bom aperto de mãos”.

“Na minha relação com o governador Tarcísio, esse trabalho conjunto tem sido feito. O Túnel Santos-Guarujá é uma obra esperada há quase um século pela população e está saindo do papel agora porque chegamos a uma boa fórmula”, afirmou o presidente.

Lula reforçou que o Governo Federal e o Governo de São Paulo dividirão igualmente os custos necessários para viabilizar a parceria público-privada (PPP) responsável pela construção: “O resultado disso não será uma disputa de paternidade da obra, mas sim a entrega de um benefício concreto para a população”.

E Tarcísio?

Tarcísio, que também participará do evento, destacou na última semana que o Estado ficou responsável pelo edital após um acordo com o presidente Lula no início de fevereiro, durante um encontro em Brasília. “Colocamos os argumentos sobre por que, operacionalizando o edital por aqui, ele sairia mais rápido”, explicou Tarcísio.

Para ele, o projeto “é algo transformador para a Baixada Santista”. O governador também garantiu que a obra finalmente será executada: “Não vai esperar mais 100 anos. Essa espera vai acabar agora”.

Lula e Tarcísio selam acordo para lançar edital do túnel Santos-Guarujá, orçado em R$ 6 bilhões
Tarcísio de Freitas e Lula: ambos participarão do lançamento do edital do Túnel Santos-Guarujá. Foto: Reprodução

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.