Ex-CFO do Itaú acusado de fraude tem casa apreendida em São Paulo

O ex-diretor financeiro do Itaú, Alexsandro Broedel Lopes, acusado de fraude pelo banco brasileiro, teve sua casa apreendida por decisão de um juiz em São Paulo, segundo documentos obtidos pela Bloomberg.

Broedel, que atualmente é vice-presidente sênior do Banco Santander, em Madri, estava tentando vender o imóvel, segundo o Itaú alegou em um processo judicial. O banco afirmou que o executivo pode precisar da casa para pagar uma indenização de R$ 3,35 milhões de reais que está sendo solicitada pela instituição financeira.

A juíza Larissa Gaspar Tunala acatou o pedido e bloqueou a venda do imóvel em uma decisão emergencial. De acordo com a legislação brasileira, apreensões desse tipo só podem ser ordenadas se o juiz considerar que a reivindicação tem probabilidade de ser válida, afirmou Tunala.

O Itaú alega que Broedel omitiu da instituição que mantinha uma empresa com um sócio e realizava atividades externas como consultor. Segundo as acusações, ele teria contratado 40 pareceres de consultoria entre 2019 e 2024, obtendo vantagens indevidas devido ao seu cargo no banco.

O banco afirma ainda que não conseguiu localizar alguns desses pareceres, sugerindo que os serviços podem nunca ter sido prestados. Além disso, alega que Broedel teria recebido 40% dos pagamentos dessas atividades de forma indireta e ilegal, por meio de uma terceira empresa.

O Ministério Público brasileiro instruiu a polícia a abrir uma investigação criminal contra Broedel, informou o Financial Times mais cedo nesta quinta-feira (27).

Leia mais: MP-SP abre investigação contra ex-CFO do Itaú acusado de fraude

Broedel, que já foi professor da Universidade de São Paulo (USP) e ex-diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), negou qualquer irregularidade e disse que vai contestar as acusações na Justiça.

“O Sr. Broedel é um executivo altamente respeitado, que até julho era CFO do Itaú”, disse um porta-voz do Santander. “Estamos monitorando os desdobramentos do caso.”

Broedel está previsto para assumir o cargo de chief accounting officer (CAO) do Santander ainda este ano, após receber a autorização regulatória necessária, informou o banco espanhol na quinta-feira. Em dezembro, o Santander havia anunciado que ele assumiria a nova função em março.

“Não houve nenhuma mudança em relação a essa pessoa”, afirmou Ana Botín, membro do conselho do Santander, durante a teleconferência de resultados do banco em 5 de fevereiro. Após algumas mudanças organizacionais, o banco adiou a nomeação de Broedel para junho, em vez de março, disse ela, acrescentando que “nada mudou no processo”.

© 2025 Bloomberg L.P.

The post Ex-CFO do Itaú acusado de fraude tem casa apreendida em São Paulo appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.