O que seu pet está querendo te dizer? Conheça algumas maneiras com as quais os pets se expressam

STORY

freepik 3
Foto: Freepik

Cães e gatos demonstram suas emoções com bastante clareza, mas de formas bem diferentes. Os gatos, como explica a veterinária e especialista em gatos, Mariana Leite, demonstram emoções como a frustração, através de uma certa agitação, rosnados, arranhadura em objetos e lambedura excessiva, além de o bichano ficar mais recluso e evitar interação.

Já a raiva pode ser facilmente observada através da postura corporal: “Quando um gato está demonstrando raiva, ele pode arquear as costas, erguer os pelos, tracionar as orelhas para trás e as pupilas podem ficar bem dilatadas. Além disso, ele pode dar tapas, atacando o alvo, e também emitir gritos, sibilos, rosnados e até tentar morder ou arranhar ao se sentir muito ameaçado e sem rota de fuga,” explica a especialista.

Mariana ainda aponta que a raiva e a frustração sentidas pelos felinos podem ser desencadeadas por fatores, como mudanças bruscas no ambiente, falta de estímulos adequados, interação forçada ou inadequada e até mesmo dor.

Quanto a sentimentos positivos, como alegria, conforto e afeto, podem ser sinalizados das seguintes maneiras: Ronronar, manter a cauda ereta, seguir o tutor pela casa e o conhecido “amassar pãozinho”, que é quando os gatos “amassam” os tutores com as patas dianteiras. Segundo a veterinária, é um comportamento que eles aprendem ainda filhotes, quando estão com a mãe, e demonstra prazer e conforto.

Já os cães são ainda mais expressivos quando sentem frustração, podendo latir excessivamente, roer objetos e fazer as necessidades em lugares errados, entre outros sinais. Quando sentem raiva, tendem a rosnar, exibindo os dentes e podem até atacar subitamente. Já em relação ao contentamento, os cães são conhecidos por serem brincalhões e animados, sinal de que estão felizes e satisfeitos. Postura relaxada, deitar de barriga para cima, cauda abanando, contato visual amigável e boca aberta “sorrindo” são outros sinais que significam que o cãozinho está feliz e satisfeito.

Comportamentos incomuns: quando se preocupar?

Os animais também são capazes de demonstrar quando algo vai mal. Alguns sinais merecem atenção e devem ser observados com atenção pelos tutores, por vezes sendo necessária avaliação médica.

Comportamentos de automutilação, como a lambedura excessiva nas patas, mordedura na cauda, agressividade, comportamentos destrutivos e obsessivos, alteração extrema de humor (passando da euforia para a apatia), vocalização excessiva, como miados ou latidos altos e contínuos, mudança repentina de humor e postura de se esconder com frequência são alguns exemplos que merecem atenção, significando que o pet está sendo acometido por algum problema de saúde física ou até mesmo mental.

A maioria desses comportamentos pode estar associada a mudanças no ambiente, na rotina ou na casa, mas um possível problema de saúde não pode ser descartado, sendo recomendada uma consulta veterinária a fim de investigar a causa que está levando o pet a agir desta maneira.

*estagiária sob supervisão da editora Fabíola Costa

 

O post O que seu pet está querendo te dizer? Conheça algumas maneiras com as quais os pets se expressam apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.