Na profissão de assessor de investimentos, é preciso “ser visto” no dia a dia

Aprender mais sobre o mercado e se atualizar; atender aqueles que são clientes e prospectar novos; e reuniões e encontros internos para aprimoramento e discussões. Essas são atividades básicas diárias de um assessor de investimentos. Mas elas podem ser aperfeiçoadas. Profissionais experientes no mercado apontam como.

Davi Lelis, especialista e sócio da Valor Investimentos, indica a necessidade de total foco no cliente. “É preciso atendê-lo, tirar dúvidas, fazer reuniões de rebalanceamento de carteira, presenciais ou virtuais, para analisar desempenho, discutir estratégias, traçar expectativas”, afirma.

Atualização do mercado

“O que a gente tem de essencial aqui é atualização de mercado, entender exatamente o que está acontecendo no cenário”, diz Ricardo Trevisan Gallo, CEO da Gravus Capital.

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Ele conta que antes da pandemia era menos comum ter reuniões virtuais com clientes e futuros clientes. “Agora, isso ficou um mais fácil de acontecer. Mas tem cliente que gosta de olho no olho, então a gente marca reuniões presenciais. O mais importante é a comunicação contínua no dia a dia”, afirma.

No âmbito interno, Ricardo Trevisan aponta a importância de reunir a equipe: “É essencial planejar o atendimento para que o time fique sempre olhando para a mesma direção, para que a gente consiga dar vazão às atividades do dia.”

Sempre melhorar

Para Ângelo Passos, sócio e diretor comercial da Faz Capital, é essencial no cotidiano entender o que pode ser melhorado. “A preparação no dia a dia está associada a muito estudo”, diz.

Se informar sobre as condições financeiras e as notícias importantes que podem impactar as estratégias de seus clientes também estão na lista dos afazeres diários, de acordo com o diretor. “É necessário entender se existem novos produtos que podem fazer sentido para o cliente”, ressalta.

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Passos diz ainda sobre a prospecção de clientes: “É uma das tarefas essenciais para ampliar sua carteira”. Sobre a atividade externa ao escritório, como ir a evento ou reunião presencial para mostrar seu serviço, o mais importante para ele é ter a agenda estruturada.

Agenda organizada

“Assessor de investimento não é só quem entende do mercado, de soluções financeiras, mas quem tem um processo comercial muito bem organizado. Então, a agenda tem que ser muito bem organizada”, afirma.

“Sou chato com agenda e CRM”, afirma Lucas Piovezan, senior partner e assessor de investimentos da W1 Capital. Quando ele chega no escritório, a primeira atividade que faz é olhar sua agenda, e também fazer as verificações na ferramenta CRM (Customer Relationship Management; gestão de relacionamento de cliente).

“O mais importante é ter um CRM e um controle de agenda bem detalhado”, destaca. Para Lucas Piovezan, isso facilita acompanhar suas tarefas, pendências e contato com clientes e futuros clientes.

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“Minha rotina matinal é resolver as pendências operacionais e já começo a conversar com clientes. Você tem que ser visto. O cliente precisa saber que você está acompanhando a carteira e preocupado com investimentos dele”, afirma.

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