Sakamoto: Após xingar carro elétrico, Trump usa Casa Branca para bombar Tesla de Musk

Elon Musk cumprimenta Donald Trump em evento oficial de campanha
– Foto: AFP

Por Leonardo Sakamoto, no UOL

Após uma queda de quase 15% nas ações da Tesla, o presidente Donald Trump deu uma ajuda a seu tech bro preferido, o bilionário Elon Musk, transformando o gramado da Casa Branca em uma concessionária da empresa nesta terça (11). Expondo modelos de carros elétricos, afirmou que compraria um deles e incentivou os norte-americanos a fazerem o mesmo, rasgando qualquer código de ética pública. Ironicamente, Trump é conhecido por atacar carros elétricos.

Imagina se o Lula faz um showroom do Magazine Luiza, com a Luiza Trajano, no Palácio do Planalto, o tamanho do escândalo que iria dar por aqui.

“Vou comprá-lo porque, em primeiro lugar, é um ótimo produto e, em segundo lugar, porque este homem dedicou a sua energia e a sua vida a fazer isto e penso que tem sido tratado de forma muito injusta por um pequeno grupo de pessoas”, afirmou o presidente.

A Tesla vem sofrendo boicotes e ataques, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, após polêmicas causadas por Musk – da ma saudação nazista em um evento à política de demissões em massa de funcionários públicos dos EUA que ele vem capitaneando. Trump afirmou hoje que vai considerar “terrorismo doméstico” ataques a concessionárias da Tesla.

O fato de Trump ter criticado veículos movidos a eletricidade várias vezes ao longo dos anos mostra que a questão não é ideologia, mas oportunismo.

A Associated Press listou ocasiões em que o presidente atacou o tipo de veículo carro que, agora, incentiva o norte-americano a comprar. Por exemplo, em 2023 ele denunciou o que chamou de “loucura dos carros elétricos”, apontando que “estão querendo destruir nossos outrora grandes Estados Unidos” e desejou que eles “apodreçam no inferno”.

No mesmo ano, em um comício em Iowa, afirmou: “Eles não vão longe. Eles custam uma fortuna.” Em outro, em New Hampshire, questionou se as pessoas conseguiriam sair do estado em um deles. “Para onde você está indo? ‘Estou indo para Massachusetts’. Bem, esse carro não vai te levar lá”, disse. “Bem, você poderia, se parasse umas quatro vezes”.

Também apontou que “carros elétricos são bons se você tiver uma empresa de reboque”. E em Michigan, brincou: “vocês vão todos de elétrico para poderem dirigir por 15 minutos antes de terem que carregar”. E postou nas redes sociais que o então presidente Joe Biden rifou os trabalhadores da indústria automobilística “com sua ridícula farsa do carro totalmente elétrico”. Sugeriu que promover veículos elétricos “foi ideia dos fascistas, marxistas e comunistas da esquerda radical”.

Mas depois que Musk começou a apoia-lo em sua tentativa de voltar ao poder, Trump modulou o discurso. “Eu sou a favor de carros elétricos. Tenho que ser porque Elon me endossou muito fortemente”, disse Trump durante um comício na Georgia no ano passado.

Durante seu discurso de posse, afirmou: “vamos encerrar o Green New Deal e acabar com os incentivos para veículos elétricos, salvando nossa indústria automobilística”. Mas também disse “você poderá comprar o carro de sua escolha”, inclusive o elétrico – que ele comprou nesta terça de Musk.

O apoio de Trump pode parecer um indicativo de força de Musk, mas na verdade é de fraqueza. Se o presidente dos Estados Unidos tem que vir a público para dar um gás nas vendas da Tesla é porque o bilionário está precisando de ajuda e o seu negócio pode fazer água se ele continuar misturando o público com o privado.

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