O que é o Natrium e por que Bill Gates está investindo sua fortuna neste novo tipo de energia

O mundo precisa de uma nova forma de gerar energia, uma que não consuma de forma violenta os recursos não renováveis do planeta. Descarbonizar o processo de produção de eletricidade também é fundamental na busca por essas abordagens ambientalmente amigáveis. Natrium, uma iniciativa impulsionada por Bill Gates, parece ser a resposta.

O que é Natrium? Bill Gates está tão apaixonado pela ideia que está dedicando parte de sua fortuna para o desenvolvimento dessa nova forma de produzir energia.

Primeiramente, vamos decifrar o nome. Natrium refere-se ao sódio na tabela periódica. Este elemento é o que dá nome ao natrio, que é a substância original que pretendem usar para a produção de energia.

O ponto principal é um reator rápido refrigerado a sódio, com 345 MW e um sistema de armazenamento de energia baseado em sais fundidos, conforme relatado pelo El Debate.

Esta iniciativa é liderada pela empresa TerraPower, onde Bill Gates está envolvido. A empresa pretende construir uma usina com um reator nuclear que tenha uma tecnologia de armazenamento capaz de aumentar a produção do sistema para 500 MW de potência por mais de cinco horas e meia, conforme necessário.

O mais importante de tudo é que uma planta de sódio se integra com os recursos renováveis, ajudando na descarbonização da geração de eletricidade.

A primeira dessas plantas está sendo fabricada em Wyoming, Estados Unidos. Estima-se que estará pronta em 2028 e que estará operando a 100% até 2030.

“Essas parcerias são fundamentais para o primeiro reator Natrium e as muitas instalações adicionais que planejamos construir nos Estados Unidos e em todo o mundo”, disse Chris Levesque, presidente da TerraPower.

A empresa recebeu um aumento de capital de 830 milhões de dólares, graças aos investimentos dos sócios que conseguiram, devido à sua associação com Bill Gates.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.