
A prefeitura de Balneário Camboriú receberá uma emenda parlamentar, através do deputado Carlos Humberto Metzner Silva, no valor de R$ 1,9 milhão destinada para a estruturação de um sistema de monitoramento que é uma espécie de ‘muralha digital’ e visa combater crimes no município.
A destinação da emenda foi comunicada pelo próprio deputado, que destacou que é preciso garantir mais segurança para a população de Balneário Camboriú e turistas.
“A muralha digital é um projeto do governo Juliana Pavan, que eu fico feliz em poder fazer parte”, disse.
Segundo o secretário de Segurança da cidade, Evaldo Hoffmann, com o recurso, o objetivo é refazer a central de monitoramento, com a aquisição de monitores, 400 novas câmeras e inteligência artificial.
O dinheiro já está à disposição do governo municipal, e, assim que forem realizadas as licitações, começará a instalação do sistema.
O sistema de monitoramento avançado permitirá a instalação de câmeras de última geração, com reconhecimento facial, leitura de placa, identificação de práticas suspeitas com uso de inteligência artificial, totalmente integrada na Central de Operações e Monitoramento 153.
“Será uma ferramenta única, capaz de identificar, por exemplo, veículos furtados e roubados, atitudes suspeitas que a própria inteligência artificial identifica e notifica nossas guarnições, entre outras ações. Todas as saídas e entradas da cidade estarão cobertas, permitindo que possamos oferecer mais tranquilidade e segurança para a população”, acrescentou Evaldo.