Soro, visitas e apoio de Kakay: o 5º dia da greve de fome de Glauber Braga

O parlamentar federal Glauber Braga. Foto: Divulgação

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) completou, nesta segunda-feira (14), 139 horas em greve de fome em protesto contra o processo de cassação de seu mandato, aprovado pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados na última quarta-feira (9).

Segundo nota oficial divulgada por sua equipe, o parlamentar passou por uma nova bateria de exames médicos nesta segunda, por recomendação dos profissionais de saúde que o acompanham. Em função do estado de saúde debilitado, Glauber está sendo hidratado com soro, isotônico e água.

Ainda de acordo com a equipe do deputado, os primeiros sinais de fraqueza começaram a aparecer, o que intensificou a preocupação com sua integridade física. Por esse motivo, as visitas ao parlamentar estão sendo restringidas para evitar maior desgaste.

Glauber permanece no Plenário 5 da Câmara, onde está instalado desde o início do protesto. Nesta segunda, ele recebeu a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, que esteve acompanhada da chefe de gabinete do Ministério, Lene Teixeira.

“A ministra prestou solidariedade, importante neste momento. Foi uma conversa amena e de pura solidariedade. O apoio de figuras públicas, de políticos e da militância é o que nos dá esperança em tentar reverter esse processo de cassação”, afirmou Glauber.

Macaé Evaristo foi conversar com Glauber Braga e Sâmia Bomfim. Foto: Divulgação

Além da ministra, outros nomes prestaram solidariedade presencialmente ao parlamentar: a ex-deputada federal Janete Pietá, atual vereadora em Guarulhos (SP); a vereadora de Olinda (PE), Eugênia Lima; os deputados federais Márcio Jerry (PCdoB-MA), Érika Kokay (PT-DF) e Jorge Solla (PT-BA); a vereadora Awju Krikati, de Montes Altos (MA); a ativista Lorena Rosa, da Marcha Mundial das Mulheres do Maranhão; e o Defensor Público-Geral Federal, Leonardo Magalhães.

O advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, também declarou apoio ao deputado e publicou um vídeo em defesa de seu mandato. Pelas redes sociais, artistas como Chico Buarque, Evandro Mesquita, Teresa Cristina e Leoni se manifestaram favoráveis à permanência de Glauber na Câmara, usando a hashtag #GlauberFica.

A comunicação oficial do gabinete de Glauber Braga será feita exclusivamente por meio de notas à imprensa. A próxima atualização está prevista para às 11h desta terça-feira (15).

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.