
Com a morte do Papa Francisco nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, os olhos do mundo se voltaram ao Vaticano. Na Globo, a correspondente Ilze Scamparini, correspondente da emissora na Itália desde 1999, assumiu a cobertura do funeral e do processo de sucessão. Especialista nos bastidores da Santa Sé, a repórter se tornou referência nas transmissões ao vivo diretamente de Roma.
Nas redes sociais, internautas reagiram com bom humor: “Ilze Scamparini já a postos sobre os telhados de Roma”, escreveu um usuário do X, antigo Twitter. Outro brincou: “Agora vai ficar a Ilze Scamparini por uma semana nos telhados de Roma esperando a fumaça do conclave ficar branca”. As piadas relembram coberturas anteriores feitas pela jornalista em momentos cruciais para a Igreja.
Ilze Scamparini em algum telhado de Roma nesse momento pic.twitter.com/Yb2ReiABb2
— JP Santa Cruz (@jp_santa) April 21, 2025
Ilze Scamparini já deve é estar, tal qual homem aranha, trepada nos telhados de Roma, pronta pra brilhar nos próximos dias pic.twitter.com/Su414LYrIK
— Jota (@Jp_melloo) April 21, 2025
Ilze scamparini procurando um telhado imediatamente em Roma pic.twitter.com/s5XWf7ho52
— telhado da ilze scamparini (@venlafax150) April 21, 2025
A ilze scamparini assim em cima de um prédio pic.twitter.com/mtrMX0Txyu
— Xila do Rio Vermelho (@badbruno87) April 21, 2025
Uma pessoa que vai trabalhar mais do que todo mundo a partir de agora chama-se Ilze Scamparini
A mulher será vista em todos os telhados possíveis para cobrir o #Conclave pic.twitter.com/orM7abLTd7
— Jurídico Maria de Fátima (@pancadabraba) April 21, 2025
Ilze Scamparini nos próximos meses pic.twitter.com/wDVMvA4Vxa
— Fabrizio (@fablopppes) April 21, 2025
Momentos emblemáticos
A jornalista protagonizou uma das entrevistas mais marcantes com Francisco em 2013, durante voo entre o Rio de Janeiro e Roma, quando questionou o pontífice sobre o lobby gay na Igreja. A resposta do Papa gerou grande repercussão internacional e colocou Ilze no centro de uma das declarações mais emblemáticas de Francisco.
Ilze virou um ícone. Durante o último Carnaval, foliãs se fantasiaram como a repórter, com microfone na mão e capa de chuva, em alusão às coberturas feitas sob chuva em Roma.

Mesmo em períodos de férias no Brasil, Ilze foi chamada às pressas para cobrir situações urgentes ligadas ao Papa, como no início deste ano, quando o agravamento do estado de saúde de Francisco exigiu sua volta imediata à capital italiana. A jornalista voltou a Roma a tempo de acompanhar de perto os desdobramentos da piora clínica do pontífice.
Morte do Papa
O Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), às 7h35 de Roma. Ele havia sido internado em fevereiro com um quadro de bronquite que evoluiu para pneumonia bilateral. Após melhora e alta médica em março, sua condição voltou a se agravar em abril. Ele chegou a participar da missa de Páscoa no domingo (20), mas teve complicações horas depois.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line