Polícia Militar esclarece regras sobre ciclomotores e scooters elétricas

O 32º Batalhão da Polícia Militar, responsável por cidades como Timbó e Indaial, divulgou nas redes sociais um vídeo educativo esclarecendo dúvidas comuns sobre as regras de circulação para ciclomotores e equipamentos de mobilidade individual, como scooters elétricas de baixa potência, patinetes e monociclos.

Segundo a PM, veículos como scooters elétricas leves, patinetes e monociclos não exigem CNH, não precisam de emplacamento e podem circular nas calçadas a até 6 km/h e em ciclovias a até 20 km/h. Para esses modelos, o uso de capacete não é obrigatório, mas é recomendado.

Já as scooters classificadas como ciclomotores — que possuem mais de 130 cm de comprimento, potência de até 4000w e podem atingir 50 km/h — seguem regras semelhantes às de motocicletas e motonetas.

Para conduzir esse tipo de veículo, o condutor deve possuir CNH na categoria A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor), o veículo precisa ser emplacado e está sujeito às normas gerais de trânsito.

  • LEIA TAMBÉM: Câmara de Blumenau realiza hoje audiência pública sobre novas regras para ciclomotores e bicicletas elétricas

Não pode transitar sobre calçadas, não pode circular na contramão e deve respeitar sinais, estacionamentos e paradas regulamentadas. Além disso, o uso de capacete é obrigatório.

A iniciativa do batalhão visa orientar a população sobre o uso correto desses veículos, que têm se tornado cada vez mais comuns nas ruas da região. A PM reforça que o respeito às regras de trânsito é fundamental para a segurança de todos.

ASSISTA AO VÍDEO

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Misturebas News (@misturebasnews)

O post Polícia Militar esclarece regras sobre ciclomotores e scooters elétricas apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.