Amazon está com dificuldades para lançar projeto rival da Starlink

Projeto Kuiper. É com essa iniciativa que a Amazon planeja enfrentar a Starlink, de Elon Musk, na oferta de acesso à internet por meio de satélites. Contudo, a Amazon está com dificuldades para tirar o projeto do papel. O principal problema é o atraso na produção de satélites.

De acordo com uma investigação da Bloomberg, a equipe do Projeto Kuiper conseguiu fabricar apenas algumas dezenas de satélites. A essa altura, o ideal seria que a Amazon já tivesse algumas centenas deles, afinal, o plano é ter 3.236 satélites em operação até 2029.

Esse prazo é razoável, mas só na primeira olhada. Isso porque a Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos, órgão equivalente à Anatel no Brasil, determinou junto à Amazon que metade desses 3.236 satélites esteja em operação até julho de 2026.

Mas, além do atraso na produção dos satélites, a Amazon enfrenta dificuldades para lançar aqueles que já estão prontos. Para você ter ideia, a companhia tinha intenção de lançar os primeiros 27 satélites do Projeto Kuiper em 8 de abril deste ano, mas adiou a missão para 28 de abril.

Diante dessa situação, o ideal seria a Amazon negociar um novo prazo com a FCC. Teoricamente, não é difícil conseguir essa extensão. Mas analistas do setor citam o risco de que Elon Musk, de alguma forma, dificulte essa negociação, dada a sua participação no governo de Donald Trump.

O que diz a Amazon sobre as dificuldades do Projeto Kuiper?

Procurada pela Bloomberg, a Amazon tentou demonstrar que está tudo sob controle, apesar de não ter explicado o porquê de a produção de satélites estar atrasada:

Projetamos alguns dos satélites de comunicação mais avançados já criados e nosso principal objetivo é construir e lançar um número suficiente deles para começar a fornecer serviços aos clientes ainda este ano.

Nosso cronograma de fabricação está em dia para atingir essa meta e continuaremos a aumentar nossa produção e frequência de lançamentos à medida que iniciamos a implantação em larga escala de nossa rede.

James Watkins, representante da Amazon

Não vai ser fácil. A Amazon fala em fazer o Projeto Kuiper atingir até 100 Mb/s (megabits por segundo) de download para usuários que utilizarem a sua antena ultracompacta, até 400 Mb/s com o uso do equipamento padrão, e até 1 Gb/s (gigabit por segundo) em aplicações corporativas ou governamentais.

Mas, para tanto, os 3.236 satélites da iniciativa precisam estar em operação. Para fins de comparação, a Starlink já tem cerca de 7.000 satélites em órbita.

Amazon está com dificuldades para lançar projeto rival da Starlink

Adicionar aos favoritos o Link permanente.