“Ruim” ou “terrível”: metade dos americanos rejeita Trump nos 100 primeiros dias de governo

Donald Trump, presidente dos EUA. Foto: reprodução

Cerca de metade dos americanos avaliam de forma negativa o desempenho do presidente Donald Trump em seus 100 primeiros dias no segundo mandato, segundo pesquisa do Centro de Pesquisa de Assuntos Públicos da Associated Press-NORC, divulgada pelo Estadão neste sábado (26). A maioria dos entrevistados considera que Trump tem focado nas prioridades erradas e avalia sua gestão como “ruim” ou “terrível”.

O levantamento mostra que nem mesmo entre republicanos o apoio é unânime: 4 em cada 10 republicanos dizem que Trump tem sido “terrível” como presidente, enquanto 1 em cada 10 o classifica como “ruim”. Já a avaliação positiva se concentra em 3 a cada 10 republicanos que acham seu desempenho “ótimo” ou “bom”. No geral, os americanos demonstram o dobro de chances de acreditar que Trump prioriza os temas errados do que os corretos.

Entre os democratas, a rejeição é ainda mais acentuada: cerca de 7 em cada 10 consideram o segundo mandato de Trump como “terrível”, um aumento em relação às expectativas registradas em janeiro. “Este foi um dos 100 dias mais longos que já tive que enfrentar”, afirmou Rahsaan Henderson, democrata da Califórnia, ao Estadão. Para Henderson, os próximos anos serão “um teste de resistência” contra o que vê como ameaças às instituições.

Os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Saul Loeb/AFP

As questões de política externa, principalmente a condução da guerra na Ucrânia e a imposição de tarifas comerciais, pesam negativamente na imagem de Trump. Embora 46% aprovem sua política de imigração, sua aprovação na economia, comércio e relações internacionais é bem menor. Entre republicanos, cresce o desconforto com a atuação presidencial nessas áreas.

Apesar de esforços como a criação do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderado por Elon Musk para reduzir o tamanho do Estado, parte dos republicanos passou a avaliar Trump de maneira mais crítica. O percentual de apoiadores que o classificam como um “bom” presidente caiu cerca de 10 pontos percentuais desde janeiro.

A pesquisa AP-NORC, realizada entre 17 e 21 de abril com 1.260 adultos e margem de erro de 3,9 pontos percentuais, revela ainda que para democratas como Gabriel Antonucci, a atual gestão é “muito mais ridícula” do que se previa. O levantamento mostra que, tanto entre opositores quanto entre antigos aliados, cresce o ceticismo sobre a direção que Trump está imprimindo à presidência.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.