Uma semana após o Papa Francisco morrer de derrame em sua residência no Vaticano, novos detalhes e coincidências sobre sua morte surgiram em vários meios de comunicação.
A primeira delas, e a que mais atraiu atenção, foi a de que o Papa morreu na segunda-feira de Páscoa, um dia depois de ter aparecido na sacada da Basílica de São Pedro, onde fez um último apelo pela paz. Esta foi a última aparição de Jorge Mario Bergoglio, que sempre será reconhecido como o “Primeiro Papa Latino-Americano” e é uma das figuras mais queridas depois de João Paulo II.
Como foi o funeral do Papa Francisco?
Foi no dia 26 de abril que vários líderes mundiais se reuniram para dar o último adeus ao Sumo Pontífice no funeral realizado na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano, em uma cerimônia solene que contou com a presença de um total de 130 delegações oficiais, 50 chefes de Estado e dez “nobres soberanos”.
Entre as figuras proeminentes que compareceram ao funeral do Papa Francisco estavam o Rei e a Rainha da Espanha, Felipe e Letizia, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acompanhado pela Primeira Dama, Melania Trump, e outros líderes mundiais.
Após a cerimônia, o Papa Francisco foi sepultado no sábado, 26 de abril, na Basílica de Santa Maria Maggiore, após seu funeral no Vaticano, onde estima-se que, além de outros líderes mundiais, cerca de 30.000 pessoas visitaram o túmulo do pontífice, que morreu na “Segunda-feira do Anjo”, um dia importante para os católicos que celebram a ressurreição de Jesus Cristo.
Vídeo do Papa Francisco divulgado antes de sua saúde piorar
Horas após o funeral do Papa Francisco, o Vaticano divulgou um vídeo inédito do Pontífice, gravado em 8 de janeiro em sua residência na Casa Santa Marta, dias antes de a saúde do líder da Igreja Católica começar a piorar.
Neste vídeo, o Papa Francisco fez um dos seus últimos pedidos: ouvir antes de responder. Uma mensagem especialmente dedicada aos jovens em preparação ao Jubileu dos Adolescentes, que se celebra em Roma nestas datas.
“Queridos meninos e meninas, uma das coisas mais importantes da vida é ouvir, aprender a ouvir. Quando alguém fala com vocês, esperem até que terminem para que vocês o entendam bem e, então, se tiverem vontade, digam alguma coisa. Mas o importante é ouvir”, disse o Papa Francisco.
E destacou a perda de certos valores hoje, dizendo: “Observe atentamente as pessoas. Elas não escutam. Respondem no meio da explicação, e isso não contribui para a paz. Escute, escute bastante.”
LEIA TAMBÉM:
“Viagem custou sua juventude”: Katy Perry choca com aparência e haters apontam que espaço a “envelheceu”
“Ela está trollando a mulher do filho”: Victoria Beckham copia look da nora e causa polêmica nas redes sociais
Sim, é verdade: Michael Bay dirigirá um filme baseado em clássico dos videogames
Por fim, ele destacou o valor que os avós nos ensinaram, destacando-o como um dos mais importantes: ouvir antes de responder para evitar conflitos: “Os avós nos ensinam muito”.