
Foto: Reprodução
A cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, se prepara para sediar a maior edição da Wine South America, entre os dias 6 e 8 de maio de 2025. Em sua 5ª edição, a feira alcança um marco histórico: o recorde de participação de vinícolas brasileiras, reunindo mais de 430 marcas expositoras, crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Deste total, 300 marcas são nacionais e 130 internacionais, ocupando uma área de 11 mil m².
Reconhecida como uma das principais feiras de negócios do setor vitivinícola da América do Sul, a Wine South America espera promover mais de 2 mil rodadas de negócios, com uma expectativa de movimentar mais de R$ 100 milhões em negociações durante e após o evento.
Feira atrai compradores nacionais e internacionais
Com previsão de receber mais de 7 mil compradores profissionais, a WSA 2025 amplia sua vocação de conectar produtores de vinhos e espumantes brasileiros a mercados diversos. Participam compradores de todas as regiões do Brasil e de ao menos 10 países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, El Salvador e México.
Grande parte dessas conexões comerciais será viabilizada pelo Projeto Comprador Nacional, realizado em parceria com o Sebrae/RS. A iniciativa promove a aproximação entre micro e pequenas vinícolas e grandes compradores, fortalecendo o acesso ao mercado e estimulando a visibilidade de rótulos brasileiros de alta qualidade.
— A participação em eventos como a Wine South America é fundamental para ampliar o mercado das vinícolas de pequeno porte. O Projeto Comprador cria um ambiente estratégico para a geração de negócios, com ganhos para produtores e distribuidores — afirma Angélica Brandalise, analista do Sebrae/RS.
Internacionalização do vinho brasileiro
Outro destaque da edição 2025 é o fortalecimento da internacionalização do vinho brasileiro por meio do Projeto Comprador Internacional, promovido em parceria com o Wines of Brazil. Serão realizadas rodadas de negócios internacionais com compradores vindos de diversos países, além de visitas técnicas às vinícolas da região durante a feira.
Na edição anterior, em 2023, a iniciativa resultou em mais de 350 rodadas de negócios e gerou USD 6,8 milhões em perspectivas de contratos para os meses seguintes. Neste ano, 20 vinícolas brasileiras — de RS, SC, SP e MG — já confirmaram participação nas rodadas exclusivas.
— A Wine South America reafirma seu papel como plataforma estratégica para o desenvolvimento do setor vitivinícola brasileiro, tanto no mercado interno quanto no exterior — destaca Marcos Milanez Milaneze, diretor da feira.
Evento impulsiona enoturismo na Serra Gaúcha
Realizada na maior região produtora de vinhos e espumantes do país, a Wine South America 2025 também impulsiona o enoturismo no Rio Grande do Sul, ao oferecer uma experiência imersiva para os visitantes. Compradores terão a oportunidade de conhecer de perto os processos produtivos das vinícolas da região, fomentando parcerias comerciais e fortalecendo a imagem do vinho brasileiro no cenário internacional.
Com a presença inédita de vinícolas do Distrito Federal e a expansão de expositores nacionais e internacionais, a feira consolida sua posição como o principal encontro de negócios do setor de vinhos na América do Sul.