Premiê de Portugal anuncia auditoria independente para apurar apagão

LISBOA – O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, afirmou nesta terça-feira (29) que solicitará a apuração das causas do apagão que afetou diversos serviços públicos no país na segunda-feira (28). Autoridades e companhias de energia descartaram que tenha havido ataque cibernético ou evento climático, e reforçaram que o incidente começou na Espanha.

Em pronunciamento feito em Lisboa, ao lado de quatro ministros, Montenegro disse que Portugal está “preparado para viver dias bons e dias menos bons” e elogiou o trabalho de bombeiros, Forças Armadas, serviços de saúde, transporte público e autoridades locais no enfrentamento da crise.

Além da auditoria, o governo português anunciou como medidas na sequência do episódio:

  • Comissão de especialistas: sete nomes serão indicados, incluindo especialistas em energia, proteção civil, sistemas de comunicação, saúde e três representantes escolhidos pela Assembleia da República;
  • Crise energética: não haverá prorrogação ou agravamento da declaração de crise;
  • Prazos fiscais prorrogados: obrigações com vencimento na segunda-feira (28) foram estendidas até quarta-feira (30);
  • Voto antecipado: prazo de inscrição para doentes internados e presos também foi estendido. Portugal terá eleições no dia 18 de maio;
  • Transporte liberado: circulação de veículos pesados será permitida no fim de semana prolongado;
  • Fortalecimento de resposta elétrica: ampliação da função de “black start” nas centrais energéticas.

“Estamos muito empenhados em tirar todas as ilações sobre as causas e as respostas do que aconteceu. Estamos totalmente disponíveis para colaborar com a auditoria europeia”, disse Montenegro.

The post Premiê de Portugal anuncia auditoria independente para apurar apagão appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.