OpenAI testa experiência de compras diretamente no ChatGPT

Arte com o logotipo da OpenAI. À direita, há a imagem da sombra de uma pessoa mexendo em um celular. Na parte inferior direita, está o logotipo do Tecnoblog.
Usuários poderão utilizar ChatGPT para fazer compras (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
  • OpenAI está liberando gradualmente um recurso de compras no ChatGPT, que exibe preços, avaliações e links diretos para produtos.
  • A ferramenta de busca do ChatGPT agora inclui o recurso de autocompletar em tempo real e múltiplas citações com destaque visual de fontes confiáveis.
  • O ChatGPT passou a oferecer buscas rápidas via WhatsApp, com respostas atualizadas e placares ao vivo por mensagens.

A OpenAI começou a liberar um novo recurso de compras diretamente dentro do ChatGPT. A funcionalidade faz parte de uma série de melhorias anunciadas recentemente para a ferramenta de busca da plataforma, que já registra mais de 1 bilhão de pesquisas na web por semana. Com a atualização, será possível buscar por produtos, visualizar informações como preços e avaliações e acessar links diretos para a compra — tudo sem sair da conversa com o chatbot.

Como vai funcionar a busca por produtos no ChatGPT?

A ferramenta da OpenAI agora passa a exibir resultados mais completos relacionados a produtos. A proposta é tornar mais fácil e rápida a comparação entre itens, com direito a informações visuais, preços, avaliações e links diretos para sites de venda.

A experiência de compras ainda está em fase de testes e será liberada gradualmente para usuários das versões Free, Plus, Pro e até para quem não estiver logado. Segundo a empresa, os resultados exibidos são selecionados de forma independente e não se tratam de anúncios. A proposta é tornar mais simples e rápida a comparação de itens diretamente dentro do ambiente do ChatGPT.

Outros recursos de busca também foram aprimorados

Além da função de compras, o ChatGPT recebeu outras atualizações que impactam a forma como as pessoas interagem com o sistema de busca. Agora, é possível visualizar sugestões de busca em tempo real por meio do recurso de autocompletar, além de acompanhar tendências do momento com pesquisas populares.

As respostas fornecidas pelo chatbot passaram a incluir múltiplas citações de fontes mais confiáveis, com um novo destaque visual que mostra exatamente a que parte do texto cada citação está vinculada.

Outra novidade é a possibilidade de usar o ChatGPT para fazer buscas rápidas via WhatsApp. Para isso, basta enviar uma mensagem para o número oficial da ferramenta e solicitar respostas atualizadas ou até mesmo placares de jogos ao vivo.

Com informações da OpenAI

OpenAI testa experiência de compras diretamente no ChatGPT

Adicionar aos favoritos o Link permanente.