Quem é a vereadora que “incomoda por ser branca e rica” e foi denunciada por racismo

A vereadora Cris Monteiro disse que incomoda por ser “branca, bonita e rica”. Foto: reprodução

A vereadora Cris Monteiro (Novo) está no centro de uma polêmica após declarações consideradas racistas durante sessão na Câmara Municipal de São Paulo na última terça-feira (29). A parlamentar foi acusada pela colega Luana Alves (PSOL) de cometer racismo ao afirmar que “uma mulher branca, bonita e rica incomoda muito”.

O incidente ocorreu durante discussão sobre reajuste de servidores municipais, quando Cris Monteiro interrompeu Luana Alves dizendo: “Por favor, Luana, calada. […] Eu escutei todos vocês calados […] Agora, quando vem uma mulher branca aqui, falar a verdade para vocês, vocês ficam todos nervosos. Porque uma mulher branca, bonita e rica incomoda muito vocês”.

A fala gerou imediata reação. Luana classificou as palavras como racistas e pediu a suspensão da sessão. “A vereadora Cris irá responder na Corregedoria. Fico muito triste que uma cassação [do ex-vereador Camilo Cristófaro] não tenha sido suficiente para aprenderem que não se pode desrespeitar a população negra nessa Câmara”, afirmou a parlamentar do PSOL.

Após o retorno da transmissão oficial, que foi interrompida por alguns minutos, Cris Monteiro pediu desculpas: “Lamento profundamente se alguém em particular se sentiu ofendido com a minha fala […] Faço uso da tribuna, como qualquer parlamentar, para defender minhas ideias e falar o que penso”.

O presidente da Câmara, Ricardo Teixeira (União), declarou que “não houve racismo” após analisar as imagens, mas afirmou que a Corregedoria acompanhará o caso.

Trajetória profissional

Antes da política, Cris Monteiro teve destacada carreira no mercado financeiro, ocupando cargos de diretoria em bancos como J.P. Morgan, Bank of America e Goldman Sachs. Formada em Ciências Contábeis com pós-graduação em Finanças Corporativas, a vereadora foi eleita em 2020 com 18 mil votos e reeleita em 2024 com expressivos 57 mil votos.

A parlamentar, que sofre de alopecia areata desde a infância, afirma ter como foco de atuação “a educação e a modernização da administração pública”.

Esta não é a primeira polêmica envolvendo Cris Monteiro. Em 2021, a vereadora se envolveu em uma agressão física com a então colega de partido Janaína Lima, também do Novo.

O conflito, que começou no plenário, terminou em uma briga no banheiro feminino da Câmara, onde Cris teria pressionado Janaína contra a parede. O incidente resultou na expulsão de Janaína do partido e suspensão de Cris por um ano.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.