
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, receberam o escritor Marcelo Rubens Paiva na tarde desta quarta-feira (30), no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro celebrou o sucesso do filme Ainda Estou Aqui, baseado na obra homônima do autor, indicado ao Oscar 2025.
Autor do best-seller, ele teve sua obra adaptada para o cinema por Walter Salles Júnior. O longa foi venceu como Melhor Filme Internacional no Oscar 2025 e também foi indicado nas categorias de Melhor Filme, enquanto a atriz Fernanda Torres, intérprete de Eunice Paiva, recebeu indicação como Melhor Atriz.
“No dia da exibição do filme ‘Ainda Estou Aqui’, no Palácio do Alvorada, o Marcelo Rubens Paiva não pôde estar presente, mas hoje tivemos a honra de recebê-lo. Ele nos presenteou com todos os seus livros — inclusive o mais novo, recém-lançado. Marcelo é o autor da obra que inspirou o filme vencedor do primeiro Oscar brasileiro. Sua presença e sua escrita são parte fundamental do resgate da nossa memória e da nossa história”, escreveu Lula nas redes sociais.
No dia da exibição do filme “Ainda Estou Aqui”, no Palácio do Alvorada, o Marcelo Rubens Paiva não pôde estar presente, mas hoje tivemos a honra de recebê-lo. Ele nos presenteou com todos os seus livros — inclusive o mais novo, que foi lançado recentemente. Marcelo é o autor da… pic.twitter.com/KqZzgaoREi
— Lula (@LulaOficial) April 30, 2025
Marcelo Rubens Paiva esteve em Brasília também para participar do evento Metrópoles Talks, realizado na terça-feira (29). Durante sua participação, o escritor comentou sobre a possibilidade de sua obra O Novo Agora também ser adaptada para o cinema, despertando interesse do público e da crítica.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também esteve presente na reunião no Palácio do Planalto. Segundo informações do governo, o encontro foi informal e não abordou temas políticos, já que Lula e Marcelo Rubens Paiva são “amigos de longa data”.
A pré-estreia de Ainda Estou Aqui aconteceu em fevereiro, no Cine Alvorada, sala de cinema do Palácio da Alvorada. Lula, Janja e diversos convidados assistiram ao filme, mas Marcelo não pôde participar na ocasião. Ele foi representado por João Francisco Paiva Avelino e João Henrique Paiva Avelino.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line