Na véspera do Dia do Trabalhador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo federal irá aprofundar o debate sobre a redução da jornada de trabalho no Brasil. Atualmente, a regra vigente é a escala 6X1, com seis dias de trabalho e um de descanso. A declaração foi feita nesta quarta-feira (30), durante pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão.
“Está na hora de o Brasil dar esse passo, ouvindo todos os setores da sociedade, para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou Lula.
Durante o pronunciamento, o presidente também destacou os avanços econômicos e sociais alcançados em sua gestão, como a geração de 3,8 milhões de empregos formais em dois anos e quatro meses de governo, e a queda do desemprego ao menor índice da história.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Lula reforça isenção do IR, combate a fraudes e novos programas sociais
Lula também mencionou o projeto de lei que prevê a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, já enviado ao Congresso Nacional.
“Agora é assim: quem ganha menos não paga e quem ganha muito paga um valor justo”, afirmou.
Sobre o caso das fraudes no INSS, o presidente destacou a atuação da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal na desmontagem do esquema de cobrança indevida de aposentados e pensionistas, em operação deflagrada recentemente. Segundo ele, a Advocacia-Geral da União foi acionada para processar as entidades envolvidas e garantir o ressarcimento dos lesados.
Lula ainda reforçou o impacto de programas como o Desenrola Brasil, o Crédito do Trabalhador (empréstimo consignado para o setor privado), e o Programa Acredita, com linhas de crédito ampliadas para MEIs e microempresas.
Em relação às mulheres trabalhadoras, o presidente celebrou a Lei da Igualdade Salarial, que garante remuneração igual entre homens e mulheres no desempenho da mesma função, além de apoio técnico e financeiro para mulheres empreendedoras.
“Estamos construindo um Brasil mais justo, onde o humanismo e o desenvolvimento caminhem juntos”, concluiu.
Leia também | STF bloqueia 1.283 emendas parlamentares da saúde por irregularidades em contas bancárias
The post Política: Lula propõe debate sobre redução da jornada de trabalho e anuncia avanços sociais e econômicos Em pronunciamento na véspera do Dia do Trabalhador, presidente destacou geração de empregos, isenção do IR e combate à fraude no INSS first appeared on Portal Terra da Luz.