Amazon se prepara para cenário mais difícil nos negócios após tarifas de Trump

A Amazon afirmou que está se preparando para um clima de negócios mais difícil nos próximos meses, ecoando preocupações de diversas empresas de que tarifas e a turbulência econômica relacionada podem prejudicar os gastos dos consumidores.

Quando divulgou seus resultados na quinta-feira, o maior varejista on-line do mundo registrou um primeiro trimestre decente, mas disse que o lucro operacional no período atual seria mais fraco do que Wall Street previu.

A Amazon projetou um lucro operacional de US$ 13 bilhões a US$ 17,5 bilhões, em comparação com uma estimativa média de US$ 17,8 bilhões. As vendas ficarão entre US$ 159 bilhões e US$ 164 bilhões no período encerrado em junho, informou a empresa em um comunicado. Analistas, em média, esperavam US$ 161,4 bilhões.

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Ao divulgar sua previsão, a Amazon disse que os resultados podem ser “materialmente afetados por muitos fatores”, como “políticas tarifárias e comerciais”, flutuações cambiais e “teores de recessão”. A Amazon não mencionou tarifas em sua previsão para o primeiro trimestre no início de fevereiro.

“Obviamente, nenhum de nós sabe exatamente onde as tarifas serão fixadas ou quando”, disse o CEO Andy Jassy em uma teleconferência após a divulgação dos resultados. “Ainda não vimos nenhuma redução na demanda. Até certo ponto, observamos um aumento nas compras em certas categorias, o que pode indicar um aumento nos estoques antes de qualquer potencial impacto tarifário.”

As vendas do primeiro trimestre aumentaram 9%, para US$ 155,7 bilhões, em comparação com a estimativa média de US$ 155,2 bilhões. O lucro operacional foi de US$ 18,4 bilhões no período encerrado em 31 de março. Analistas projetavam US$ 17,5 bilhões.

A reputação da empresa por preços competitivos e uma ampla base de fornecedores poderia isolá-la se os consumidores se concentrassem mais em ofertas. Mas uma retração dos vendedores chineses independentes que ajudam a abastecer os armazéns da Amazon poderia afetar os negócios de logística e publicidade de alta margem. 

Já há sinais de desaceleração. A receita com serviços de vendedores terceirizados aumentou 6%, para US$ 36,5 bilhões no primeiro trimestre, ficando abaixo da estimativa média dos analistas. A publicidade, que tem sido a unidade de crescimento mais rápido da empresa, cresceu 18%, para US$ 13,9 bilhões, em linha com as estimativas.

“A publicidade na Amazon continua vulnerável a cortes de gastos de muitos vendedores de pequeno e médio porte que serão mais afetados pelas tarifas sobre produtos da China, e o crescimento da receita do mercado de terceiros desacelerou significativamente em relação aos níveis de apenas alguns trimestres atrás”, disse Sky Canaves, analista da Emarketer.

As ações caíram cerca de 2% no pré-mercado de sexta-feira, após fecharem a US$ 190,20 em Nova York. As ações caíram cerca de 13% este ano, enquanto Wall Street avaliava o impacto das tarifas do presidente Donald Trump sobre uma operação de varejo que obtém grande parte de seus produtos da China.

A Amazon Web Services, maior vendedora de capacidade computacional alugada, relatou que as vendas do primeiro trimestre aumentaram 17%, para US$ 29,3 bilhões, em linha com as estimativas dos analistas. Foi o crescimento mais lento da unidade em um ano e contrastou com a Microsoft.

A maior rival da Amazon no setor de nuvem registrou um trimestre excepcional esta semana, relatando vendas e lucros maiores do que o esperado, sugerindo que a demanda dos clientes por serviços de nuvem se manteve estável, apesar da onda de tarifas e da turbulência econômica.

Gil Luria, analista da DA Davidson & Co., disse que os investidores da Amazon “podem estar um pouco decepcionados com as margens e as diretrizes de margem, o que pode gerar preocupações sobre a absorção dos custos tarifários pela Amazon. Embora a AWS tenha crescido quase como o esperado, isso se deve ao fato de a Microsoft Azure ter superado as expectativas e expandido seus negócios quase duas vezes mais rápido”.

A Casa Branca criticou duramente a Amazon no início desta semana, após uma notícia de que a empresa estaria considerando exibir o custo das tarifas aos consumidores. A Amazon afirmou que estava considerando — e não tem planos de implementar — a divulgação do custo das importações da Haul, sua loja virtual semelhante à Temu, que vende produtos baratos enviados diretamente de vendedores chineses. 

O diretor financeiro Brian Olsavsky disse que a Amazon está planejando “vários resultados” em relação ao comércio e à economia em geral.

“Tomamos uma série de medidas para proteger a experiência do cliente”, disse Olsavsky na teleconferência. “Estamos fazendo tudo o que podemos para manter os preços baixos para os clientes, de uma forma que faça sentido econômico.”

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