Por Luciana Gurgel

Em seus primeiros 100 dias na Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump foi muito além de sua já conhecida animosidade contra jornalistas e veículos de imprensa considerados por ele “inimigos do povo”. Ele surpreendeu até os pessimistas com ataques ainda mais violentos e extensos contra a liberdade de imprensa do que os que havia praticado no primeiro mandato.
A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publicou um levantamento com dez números impactantes que ilustram o que chamou de “ataque inconstitucional do governo Trump à liberdade de imprensa e ao direito a informações confiáveis” nos EUA e no mundo.
Segundo a RSF, Trump atacou a credibilidade, independência e sustentabilidade da mídia tanto pessoalmente quanto no exercício do cargo. Durante a campanha presidencial, ele já despejava insultos contra jornalistas e ameaçava mobilizar o aparato estatal contra os meios de comunicação críticos.
“Nos primeiros 100 dias, ele mostrou que não estava blefando”, afirma a RSF.
O levantamento da RSF aborda temas como o bloqueio do acesso da imprensa a eventos oficiais, a remoção de páginas governamentais da internet, a hostilidade verbal contínua em redes sociais, processos judiciais contra veículos de mídia, cortes de financiamento que ameaçaram o jornalismo público e internacional, o perdão presidencial a agressores de jornalistas, além de pressões sobre organizações de mídia por meio da Federal Communications Commission (FCC).
A RSF salienta que, além de restringir a liberdade de imprensa internamente, as ações de Trump têm repercussões globais, incentivando práticas semelhantes em regimes autoritários.
Para conhecer em detalhes cada número e entender a gravidade dos ataques, confira o artigo completo em MediaTalks.
Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço.
Esta semana em MediaTalks
- Além da piada: pesquisa mostra como memes visuais nas redes estão alimentando a violência política no mundo. Leia mais
- No último “vídeo do Papa”, Francisco apelou contra o mau uso da tecnologia: “Olhar menos as telas e mais nos olhos”. Leia mais
- World Press Photo 2025: imagens do impacto humano da guerra em Gaza, de migrantes chineses nos EUA e da seca na Amazônia são as grandes vencedoras do ano. Leia mais
- Nos 50 anos do fim da Guerra do Vietnã, veja a história por trás da icônica foto “Napalm Girl”, um marco no fotojornalismo de guerra. Leia mais
The post Trump, 100 dias de governo: os ataques à imprensa em dez números, segundo a Repórteres Sem Fronteiras appeared first on Portal dos Jornalistas.