
O CEO da Amazon, Andy Jassy, nunca teve medo de fazer perguntas. Quando criança, Jassy perguntava persistentemente à família e aos amigos “Por quê?” para aprender sobre qualquer coisa — “talvez de forma irritante”, afirmou ele em sua carta anual aos acionistas, publicada em abril.
Ao longo de sua gestão na empresa de US$ 2,01 trilhões, Jassy percebeu que foi essa mesma pergunta simples que ajudou a Amazon e seus funcionários a alcançarem o sucesso.
LEIA MAIS:
- A Geração Z anda tão triste que achatou a “curva da felicidade”
- Como a Síndrome da Pressa prejudica o trabalho e adoece; veja saídas
- Diploma ou skill? Especialistas revelam o que o mercado de tecnologia valoriza hoje
Segundo ele, os funcionários e equipes que mais perguntam “Por quê?” e buscam regularmente respostas são os que melhor resolvem problemas complexos e criam novos produtos.
“Nos quase 28 anos em que estou na Amazon, a aptidão para aprender é o que fez e faz a maior diferença no crescimento profissional”, escreveu Jassy. Para ele, quem tem o instinto de perguntar frequentemente ‘Por quê?’ sempre querem saber como podem melhorar e buscam “incorporar seus novos conhecimentos a melhores experiências para o cliente.”
É a partir de questionamentos que novos produtos surgem, como Amazon Prime, ou a AWS [Amazon Web Services] ou o Alexa+: “essas invenções nascem a partir de alguém que pergunta por que não oferecer mais possibilidades [de produtos] para os clientes”.
Por trás dessa pergunta tão simples está uma habilidade muito valorizada no mundo profissional: a curiosidade. É uma das habilidades destacadas no Fórum Econômico Mundial há alguns anos.
Por isso, ser curioso pode deixar claro que você está aberto a feedback e pode fazer com que a outra pessoa se sinta mais confortável em pedir sua opinião quando precisar de conselhos, por exemplo.
Sam Altman, CEO da OpenAI, afirmou no início deste ano que as habilidades interpessoais vêm se tornando cada vez mais valiosas na era da inteligência artificial. Ele participou do podcast “ReThinking”, do psicólogo organizacional da Wharton, Adam Grant. “Descobrir quais perguntas fazer será mais importante do que descobrir a resposta”, afirmou o executivo.
The post Pessoas de sucesso fazem uma pergunta simples (que pode alavancar sua carreira) appeared first on InfoMoney.