
A troca de comando da Berkshire Hathaway deverá ganhar em gestão e, talvez, perder em brilhantismo, avalia Cesar Paiva, sócio-fundador da Real Investor, ao comentar a aposentadoria do megainvestidor Warren Buffet.
Diante de milhares de investidores reunidos na convenção anual da holding, Buffet anunciou neste sábado (3) que deixará o comando da empresa.
Paiva falou sobre o assunto na edição especial do Stock Pickers, direto de Omaha, nos Estados Unidos. Os apresentadores Henrique Esteter e Lucas Collazo, além de Mariana Segala, diretora de redação do InfoMoney, acompanharam o evento como enviados especiais no estado americano de Nebraska.
Buffet indicou o vice-presidente da Berkshire Hathaway, Greg Abel, como seu sucessor. O nome será submetido ao conselho da empresa, que tem uma reunião neste domingo (4).
Veja os principais momentos de evento com Warren Buffett, direto de Omaha
“Não tenho dúvida de que é um profissional muito competente. Ele tem um perfil mais de executivo, provavelmente melhor do que o Buffet [nesta área], mas não sei se ele terá o mesmo brilhantismo do famoso investidor”, pondera Paiva, da Real Investor – que tem sob gestão R$ 8 bilhões.
Entre os desafios de Abel, o gestor brasileiro cita a alocação de US$ 340 bilhões que a Berkshire Hathaway tem atualmente em caixa. “Ele vai receber mais dinheiro do que Buffet alocou ao longo da vida dele”, pondera Paiva.
Quem é Greg Abel
O discreto executivo canadense Greg Abel, que foi promovido por Warren Buffett para ocupar o cargo de CEO da Berkshire Hathaway no fim deste ano, esteve nos últimos sete anos supervisionando a ferrovia BNSF, as fabricantes de doces Sees Candies e Dairy Queen, além de dezenas de outras empresas de manufatura e varejo que Buffett adquiriu ao longo dos anos.
Abel cresceu no Canadá como jogador de hóquei e aprendeu o valor do trabalho árduo ao resgatar garrafas descartadas e trabalhar para uma pequena empresa enchendo extintores de incêndio. Agora, ele está no topo da cadeia alimentar do mundo dos investimentos.
Leia mais: Greg Abel: conheça o sucessor do lendário Warren Buffett na presidência da Berkshire
A Berkshire já havia confirmado Abel como sucessor de Buffett em 2021, depois que o ex-vice-presidente Charlie Munger deixou escapar a informação na reunião anual. Desde então, Abel permaneceu em grande parte na sombra de Buffett, embora os acionistas tenham tido a chance de conhecê-lo um pouco quando ele apareceu ao lado de Buffett nas reuniões anuais e em entrevistas.
O conselho da Berkshire agora votará se aprova formalmente Abel como o novo CEO para assumir no final de 2025. Na reunião anual em Omaha neste sábado, Buffett disse que espera que isso ocorra por votação unânime.
Abel avançará para assumir a responsabilidade por todas as diversas empresas da Berkshire, com quase 400.000 funcionários e o enorme portfólio de ações da conglomerada. Buffett e membros do conselho da Berkshire elogiaram a brilhante capacidade de Abel para entender todos os tipos de negócios.
(Com informações do Estadão Conteúdo e da Associated Press).
The post Mais gestão e menos brilhantismo, diz CEO da Real Investor, sobre futuro da Berkshire appeared first on InfoMoney.