
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, insistiu que não planeja demitir o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, apesar de suas críticas constantes sobre o ritmo dos cortes de juros.
“Por que eu faria isso?” ele disse em uma entrevista no programa Meet the Press da NBC, que foi ao ar neste domingo (4). “Eu terei a oportunidade de substituir essa pessoa em um curto período de tempo.”
Na quarta-feira (30), Trump fez mais uma crítica ao chefe do banco central, no momento em que enfrenta crescente pressão devido à reação negativa ao seu “tarifaço”.
O mandato de Powell termina em maio de 2026.
O mercado espera que o Fed mantenha as taxas inalteradas quando seu comitê se reunir em Washington na terça (6) e quarta-feira (7). Embora as preocupações sobre uma possível recessão estejam aumentando, os dados do governo divulgados na sexta-feira (2) mostraram um forte aumento de 177 mil empregos em abril.
Se o Fed realmente decidir não cortar as taxas, Powell, que foi nomeado por Trump em 2018, pode enfrentar ainda mais pressão.
Trump disse na entrevista gravada na sexta-feira que Powell não quer cortar as taxas “porque ele não é meu fã. Você sabe, ele simplesmente não gosta de mim porque eu acho que ele é um completo teimoso”
Assessores seniores, incluindo o secretário do Tesouro Scott Bessent, têm pressionado Trump em particular a acalmar os mercados, deixando claro que ele não planeja remover Powell, conforme noticiado pela Bloomberg. Em meados de abril, Trump gerou preocupações ao dizer em uma postagem nas redes sociais que “a demissão de Powell não pode chegar rápido o suficiente!”, seguido por comentários na Sala Oval para repórteres de que “se eu quiser que ele saia, ele sairá de lá muito rápido, acredite em mim.”
Trump também defendeu sua política de tarifas, insistindo que as empresas estão começando a transferir suas instalações de produção para os EUA. Ele acrescentou que não descarta tornar as tarifas permanentes.
“Eu não faria isso, porque se alguém pensasse que elas seriam retiradas, por que eles construiriam nos Estados Unidos?” ele disse.
O presidente foi questionado novamente se estava considerando concorrer a um terceiro mandato, embora isso seja proibido pela Constituição. Em 30 de março, ele disse à NBC que “muitas pessoas querem que eu faça isso”, mas que era muito cedo para tomar uma decisão. No domingo, ele parecia descartar essa possibilidade.
“Isso não é algo que estou buscando fazer,” ele disse, citando o vice-presidente JD Vance e o secretário de Estado Marco Rubio como possíveis sucessores. “Estou buscando ter quatro grandes anos e passar para alguém, idealmente um grande republicano, um grande republicano para dar continuidade.”
© 2025 Bloomberg L.P.
The post Trump chama Powell de “teimoso”, mas diz que não vai demitir presidente do Fed appeared first on InfoMoney.