Em autobiografia, Francisco diz que cuidar de pobres não o torna comunista

Papa Francisco. Foto: reprodução

O Papa Francisco destaca que seu compromisso com o combate à pobreza e a atenção aos marginalizados não o classifica como marxista ou comunista. Estas afirmações fazem parte de sua autobiografia, intitulada “Life: My Story Through History”, a ser lançada em 19 de março, disponível em inglês e italiano. Fragmentos do livro foram obtidos e divulgados pelo jornal italiano Corriere della Sera nesta quinta-feira.

Após a renúncia de Bento XVI, que se tornou o primeiro papa a abdicar em 600 anos de história, Francisco foi eleito para liderar a Igreja Católica. Durante seu papado, enfrentou críticas da extrema-direita e de alas conservadoras do catolicismo, mas manteve o combate à pobreza como uma de suas principais missões.

Desde sua posse, Francisco promoveu mudanças no comportamento dos bispos e padres no Vaticano, defendeu o acolhimento de refugiados em todas as igrejas e criticou o papel do dinheiro e do sistema financeiro na sociedade.

“Discutir sobre os pobres não implica automaticamente em ser comunista”, destaca Jorge Bergoglio, relatando que uma de suas primeiras professoras, Ester, era comunista e fornecia material do Partido Comunista, mas acabou sendo torturada e morta pela ditadura argentina.

Papa já regressou ao Vaticano. Francisco esteve menos de uma hora num hospital para realizar exames – Observador
Papa Francisco. Foto: reprodução

“Os pobres são a bandeira do evangelho e estão no coração de Jesus”, insistiu. “Isso não é comunismo. Isso é cristianismo em estado puro”, insistiu.

Na autobiografia, Francisco também compartilha detalhes sobre sua eleição, revelando que quase foi eleito na primeira rodada do Conclave.

Ele relembra o momento em que o arcebispo brasileiro Claudio Hummes o encorajou com as palavras “Não tenha medo” e posteriormente lhe pediu para “não esquecer dos pobres”, sugerindo o nome “Francisco” para adotar durante seu pontificado.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.