Conservador e inimigo de Israel: quem é o presidente do Irã que sofreu acidente aéreo

Ebrahim Raisi. (Foto: Reprodução)

O helicóptero do presidente iraniano Ebrahim Raisi, 63, fez um “pouso forçado” neste domingo (19). As informações foram divulgadas pela TV estatal do país.

As equipes de resgate tentavam chegar ao local, mas foram prejudicadas pelas más condições climáticas na área. Houve relatos de chuva forte com algum vento.

Segundo informações da Agence France Presse (AFP), Raisi estava viajando pela província do Azerbaijão Oriental. Acompanhado o chefe de estado iraniano, estavam na comitiva o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, o governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental e outras autoridades.

Quem é Ebrahim Raisi

Ebrahim Raisi venceu as eleições presidenciais do país no primeiro turno em 2021. De acordo com resultados oficiais parciais divulgados em 19 de junho daquele ano, ele obteve mais de 62% dos votos. Dos 28,6 milhões de votos apurados, Raisi recebeu mais de 17.800.000.

Conhecido por seu turbante preto e longo manto religioso, ele se apresenta como defensor das classes desfavorecidas e “paladino anticorrupção”. O político é um ultraconservador e firme defensor da ordem vigente no Irã. Antes de assumir a presidência, ele liderava o judiciário do país.

Ebrahim Raisi.

Acusações de violações dos direitos humanos e tensões com Israel

Raisi enfrenta sérias acusações de abusos de direitos humanos, especialmente relacionadas à execução em massa de dissidentes do regime iraniano em 1988, quando cerca de 3.000 pessoas foram executadas sem processo judicial.

Sob seu governo, o Irã viu um aumento das tensões com Israel. Em 1º de abril, um bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria matou sete membros da Guarda Revolucionária Iraniana, incluindo um comandante sênior. No dia seguinte, Raisi afirmou que o ataque não ficaria “sem resposta”. Desde então, os líderes de Irã e Israel têm trocado ameaças, culminando em um ataque israelense à base militar de Isfahan em 18 de abril.

Protegido do aiatolá Ali Khamenei

Raisi é visto como protegido do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, e alguns analistas sugerem que ele poderia eventualmente suceder Khamenei.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.