Governo vê em Arthur Lira um obstáculo para a aprovação do PL das Fake News

Arthur Lira. Foto: Câmara dos Deputados

O governo Lula está pessimista quanto à aprovação do Projeto de Lei (PL) das Fake News durante o mandato de Arthur Lira na presidência da Câmara, que termina em fevereiro. Lira anunciou há 40 dias a intenção de criar um grupo de trabalho para revisar o projeto, mas esse grupo ainda não foi estabelecido.

Segundo a avaliação do governo federal, o ambiente político não é propício para o avanço da proposta. Além disso, a Câmara deverá ficar mais vazia nas próximas semanas, à medida que se aproximam as eleições municipais.

Quando Lira anunciou a criação do grupo de trabalho para revisar o PL das Fake News, ele reconheceu que o texto estava “destinado a não avançar”.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) – Crédito: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Na ocasião, Lira explicou que a Câmara não votaria o PL das Fake News na forma apresentada pelo relator, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), devido às muitas controvérsias que o texto gerou. Ele argumentou que várias narrativas afetaram negativamente a avaliação dos parlamentares. “O PL 2630/20 está destinado a não avançar, não conseguimos assegurar o apoio parlamentar necessário para aprová-lo com a maioria”, declarou.

Em abril do ano passado, a Câmara chegou a aprovar o regime de urgência para o projeto, mas a proposta foi posteriormente bloqueada.

As informações são de Guilherme Amado, do jornal Metrópoles.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.