Bolsonaro quis reunião com Forças Armadas após negativas ao golpe, diz ex-comandante

Ex-comandante da Aeronáutica Carlos Augusto Baptista Júnior. Foto: Divulgação

Carlos Augusto Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica, revelou à Polícia Federal um episódio tenso envolvendo Jair Bolsonaro. Mesmo após constatar a oposição dele e do chefe do Exército a um golpe, Bolsonaro convocou uma reunião de emergência no Palácio do Planalto em um sábado para discutir o assunto.

O ex-comandante tomou conhecimento da reunião durante uma formatura no Instituto Tecnológico da Aeronáutica, na noite de 16 de dezembro de 2023, sexta-feira, por intermédio do chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno.

Embora a diplomação de Lula como presidente eleito já tivesse ocorrido em 12 de dezembro, mensagens interceptadas pela Polícia Federal indicam que o círculo golpista ao redor do ex-presidente considerava o dia 18 como prazo limite para uma tentativa de golpe.

Alexandre de Moraes, como presidente do TSE, diploma Lula para seu terceiro mandato presidencial. Foto: Ricardo Stuckert

Heleno, ao final da cerimônia de formatura, solicitou uma carona no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) a Baptista Júnior, informando sobre a reunião convocada por Bolsonaro para o sábado seguinte. O ex-comandante, que já havia manifestado sua posição contrária a qualquer tentativa de impedir a posse de Lula, estranhou a urgência da convocação e confrontou Heleno sobre sua presença na formatura do neto.

Durante uma conversa reservada, Baptista Júnior reafirmou sua posição contrária a movimentos antidemocráticos e solicitou a Heleno que transmitisse sua posição e a do comandante do Exército ao presidente. Segundo o depoimento, Heleno ficou surpreso e desconversou diante da firmeza do ex-comandante.

As investigações evidenciaram a agitação dos aliados golpistas de Bolsonaro, que consideravam o período como o prazo derradeiro para agir. Análises das mensagens também revelaram áudios de um militar da reserva não identificado, alertando sobre a proximidade do prazo para um golpe.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.