Se fossem um país, SUVs seriam 5º maior emissor mundial de CO2, diz agência

Os SUVs, a categoria dos veículos utilitários esportivos, seriam o quinto maior emissor mundial de dióxido de carbono (CO2) caso fossem um país. A descoberta está presente num estudo divulgado pela Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) nesta terça (28).

Segundo o levantamento, os SUVs foram responsáveis pela emissão de 1 bilhão de toneladas de CO2 em 2023. Se fossem um país, estariam atrás apenas de China (10,7 GtCO2), Estados Unidos (4,6 GtCO2), Índia (2,5 GtCO2) e Rússia (1,7 GtCO2).

Os veículos da categoria representaram 48% das vendas globais de automóveis em 2023 e foram responsáveis ​​por mais de 20% do crescimento das emissões globais de CO2 relacionadas com a energia no ano passado.

Os utilitários esportivos pesam de 200 kg a 300 kg a mais do que um carro médio e normalmente ocupam cerca de 0,3 m2 a mais de espaço – emitindo cerca de 20% mais emissões de dióxido de carbono (CO2). 

Em economias desenvolvidas, a categoria representa mais de 50% do mercado de automóveis e, em todo o mundo, até fim do ano passado, havia mais de 360 ​​milhões de SUVs rodando.

Os números mostram o tamanho do desafio que será descarbonizar a economia global, já que apenas 5% dos SUVs atualmente em circulação são elétricos, segundo a IEA.

“Apesar dos avanços na eficiência de combustível e na eletrificação, a tendência para veículos mais pesados e menos eficientes, como os SUVs, que emitem em média 20% mais emissões do que um carro de tamanho médio, anulou em grande parte as melhorias no consumo de energia e emissões da frota de automóveis de passageiros alcançadas nas últimas décadas”, afirma o relatório da IEA.

Ainda assim, há pelo menos um motivo para otimismo: em 2023, mais de 55% dos novos registros de carros elétricos foram de SUVs e, globalmente, os utilitários esportivos representam aproximadamente 45% da frota de automóveis elétricos.

O relatório destaca ainda que alguns países tem tentado desestimular a procura por SUVs. Cidades grandes francesas, como Paris e Lyon, estão implementando taxas de estacionamento mais elevadas, de olho em utilitários em áreas urbanas.

The post Se fossem um país, SUVs seriam 5º maior emissor mundial de CO2, diz agência appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.