Desemprego cai a 7,5% no trimestre e tem menor taxa em 10 anos

Carteira de trabalho digital – Foto: Reprodução

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 7,5% no trimestre encerrado em abril, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse nível de desocupação é o menor para o período desde 2014, quando a taxa foi de 7,2%.

O resultado representa uma queda em relação aos primeiros três meses deste ano, quando a taxa de desemprego foi de 7,9%, e também comparado ao mesmo período do ano passado, que registrou 8,5%. A pesquisa Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) confirmou a redução na taxa de desocupação.

Na comparação histórica da pesquisa, coletada desde 2012, a taxa atual é a menor para o trimestre encerrado em abril em dez anos. Em 2014, o desemprego foi ligeiramente menor, atingindo 7,2%, mas desde então, essa é a menor taxa registrada.

A variação acompanha o resultado do primeiro trimestre de 2024, quando a taxa de desemprego no Brasil foi de 7,9%. Esse percentual também foi o menor nível dos últimos dez anos, indicando uma tendência de melhoria no mercado de trabalho.

Fila para emprego no Vale do Anhangabaú, São Paulo – Foto: Reprodução

A Pnad Contínua passou a ser divulgada a partir de janeiro de 2012, abrangendo todo o território nacional. A pesquisa avalia indicadores relacionados à força de trabalho, oferecendo uma visão ampla e detalhada da situação do emprego no Brasil.

Os indicadores mensais da Pnad Contínua utilizam informações dos últimos três meses consecutivos da pesquisa. Dessa forma, os dados não refletem a situação de cada mês isoladamente, mas sim o desempenho de cada trimestre móvel ao longo do ano.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.