
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou, nesta quarta-feira (20), que deverá se reunir, na próxima semana, com governadores para apresentar uma proposta do governo federal para tratar da dívida dos Estados com a União.
Em conversa com jornalistas após participar de encontro com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), Haddad disse que o texto já recebeu o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Na semana que vem, teremos uma reunião e vamos apresentar a proposta da União”, afirmou. “[Ela] Já teve aval do Lula”. Segundo o ministro, a reunião está pré-agendada para a próxima terça-feira (26).
A proposta vem no momento em que governadores do Sul e do Sudeste reclamam do impacto sobre o caixa dos estados dos juros cobrados pelas dívidas junto à União. Eles pedem que haja uma mudança no indexador.
Atualmente, boa parte das dívidas contraídas pelas Unidades da Federação está atrelada à taxa básica de juros (a Selic, hoje a 11,25% ao ano) ou ao patamar de 4% reais − ou seja, descontada a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Nas últimas semanas, além de Cláudio Castro, Haddad também se encontrou com os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), para tratar do assunto.
The post Haddad diz que apresentará proposta sobre dívida dos Estados na semana que vem appeared first on InfoMoney.