Juiz deixa a Lava Jato após virar alvo de investigação do CNJ

O juiz Danilo Pereira Júnior deixa a 13ªVara de Curitiba (PR) e atuará no TRF-4. Foto: Divulgação

Investigado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o juiz Danilo Pereira Júnior deixará a 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), responsável pelos processos da Lava Jato. Ele foi convocado para auxiliar o desembargador Fernando Quadros na presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

O magistrado responde a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) por ter descumprido de forma deliberada decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) na ação contra o juiz Eduardo Appio. Ele foi incluído na investigação junto dos desembargadores Thompson Flores e Loraci Lima.

Caso sejam identificadas irregularidades nas condutas dos magistrados, eles poderão receber sanções disciplinares como advertência, censura, remoção compulsória ou aposentadoria compulsória, além de uma ação para perda do cargo.

Seu substituto na 13ª Vara ainda não foi indicado e será escolhido pelo presidente do TRF-4, que já informou o corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, sobre a saída.

Os juízes da Lava Jato Gabriela Hardt, Thompson Flores, Danilo Pereira e Loraci Flores de Lima são investigados após fiscalização do CNJ. Foto: Reprodução

O CNJ aprovou a abertura de um processo contra os três magistrados e a juíza Gabriela Hardt na última sexta (7). O órgão analisou um pedido de Salomão que solicitou a abertura de processos administrativos após uma fiscalização identificar irregularidades no trabalho do quarteto.

Danilo, Flores e Loraci “descumpriram reiteradamente decisões do STF” e “macularam a imagem do Poder Judiciário”, segundo Salomão. No caso de Hardt, a investigação foi aberta por conta da validação de um acordo para criar uma fundação privada que seria financiada com recursos de multas de empresas condenadas pela Lava Jato.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.