Inmet emite alerta de chuvas intensas para Juiz de Fora

tempo by couri
Alerta vermelho vale para todo o final de semana (Foto: Felipe Couri)

Um volume intenso de chuvas pode atingir Juiz de Fora nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta vermelho aponta grande perigo para municípios de toda Região Sudeste, incluindo cidades da Zona da Mata. Ele foi publicado nesta quinta-feira (21) e tem início na madrugada de sexta (22), sendo válido até a manhã de domingo (24). 

Durante esse período é esperada chuva superior a 60 milímetros por hora e fortes ventos. O Instituto ainda alerta para grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e enxurradas. 

A Defesa Civil de Juiz de Fora ainda alerta para o risco de deslizamento de terra e recomenda que os moradores de áreas de risco fiquem atentos para indícios de ameaça, como trincas e fissuras nas moradias e movimentação de solo nos terrenos. A pasta afirma que quem estiver em local seguro deve permanecer até o fim da chuva intensa. Além disso, as pessoas devem evitar transitar em áreas com histórico de alagamento e próximas a córregos, canais e rios. Caso necessário, a Defesa Civil deve ser acionada pelo número 199.

Convergência de umidade

Conforme Anete Fernandes, meteorologista do Inmet, o impacto desse alerta vermelho deve ser maior no Rio de Janeiro, principalmente na Região Serrana, onde é esperado acumulado de 500 milímetros para o fim de semana. “Mas isso não descarta a possibilidade da Zona da Mata apresentar um volume expressivo de chuva entre sexta-feira e a manhã de domingo. Mesmo que não ocorra todo esse volume que a gente espera, a tendência é de persistência das chuvas ao longo dos próximos dias.”

Isso ocorre, segundo Anete, devido a um sistema que passa pelo oceano e se alinha com o litoral Sudeste, potencializando o transporte de umidade para o continente. Com isso, a Zona da Mata recebe tanto o acúmulo de umidade que vem do Brasil Central, quanto desse sistema e da circulação que vem na retaguarda dele. “Por isso o alerta pega toda essa região do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba, Litoral Norte de São Paulo, Zona da Mata e parte do Sul de Minas. Acontece ali esse encontro que nós chamamos de convergência de umidade, que mantém a formação de nuvens e chuva praticamente frequente.”

Declínio de temperatura 

Anete explica que a frente fria que favorece as áreas de instabilidade não chega a atuar diretamente na queda de temperatura, mas a nebulosidade vai deixar os próximos dias mais amenos. “Acaba fazendo um friozinho mesmo, ainda mais se levarmos em conta que estamos saindo de uma onda de calor, com temperatura na casa dos 30 graus. Mas não haverá redução na temperatura mínima. O que acontece é uma redução nas máximas, por conta da nebulosidade e da chuva.”

De acordo com o Inmet, na sexta-feira já será possível sentir a mudança de temperatura. O céu fica nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A máxima não passa dos 26 graus e a mínima fica em 24. No sábado (23) e no domingo, a temperatura fica ainda mais amena, com mínima na casa dos 17 graus e máximas que variam de 23 a 22 graus. Os dias serão de céu encoberto e chuva frequente. 

A tendência é que os termômetros voltem a subir a partir de segunda-feira (25), mas como a cobertura de nuvens ainda será grande, não deve fazer tanto calor, com máximas na casa dos 26 graus.

O post Inmet emite alerta de chuvas intensas para Juiz de Fora apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.